Santander lidera ranking de reclamações contra instituições financeiras

O banco registrou índice de 41,16. Em segundo lugar aparece o Votorantim (32,05) e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal (31,88)

© Bradesco e Santander encolhem crédito

Economia queixas 16/10/17 POR Estadao Conteudo

O Banco Central informou nesta segunda-feira, 16, que o Santander liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras referente ao terceiro trimestre de 2017. O banco registrou índice de 41,16. Em segundo lugar aparece o Votorantim (32,05) e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal (31,88). Nesta lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes.

PUB

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. Antes publicado a cada dois meses, o ranking passou a ser trimestral neste ano.

No ranking, o Bradesco aparece como a quarta instituição com mais reclamações (índice de 23,99). Na sequência estão Banco do Brasil (22,00), Itaú (17,20), Banrisul (15,97), Midway (5,74), Pernambucanas (4,34) e Banco do Nordeste (0,32).

+ Governo cria regras que dificultam comprovação de trabalho escravo

Instituições menores

Entre os bancos e financeiras com menos de 4 milhões de clientes - que formam um ranking à parte -, a liderança é da Facta Financeira, com índice de reclamações de 479,53 no terceiro trimestre. Em seguida aparecem BRB (131,23), Intermedium (76,35), PAN (73,25), Paraná Banco (72,05), Citibank (61,23), Agiplan (56,08), Realize (52,97), Safra (52,08) e Alfa (47,75).

Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM (caixas eletrônicos) e serviços. A segunda questão mais mencionada é a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 20 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 19 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

fama Príncipe William Há 19 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

tech Inovação Há 11 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

lifestyle Rosto Há 19 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

mundo Vídeo Há 19 Horas

Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto em universidade

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 49 mins

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

fama BBB-MAYCON Há 21 Horas

Maycon reclama de falta de trabalhos e fala sobre dívidas após BBB 24

fama Samara Felippo Há 20 Horas

Samara Felippo diz à polícia que filha sofreu outros episódios de racismo na escola