Tecnologia transforma simples máquinas em utensílios inteligentes

A Internet das Coisas (IoT) está ganhando espaço

© Unsplash

Tech Internet 17/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Cada vez mais empresas apostam na utilização da "Internet das Coisas", um sistema revolucionário que permite a automatização das atividades e reduz o erro humano. A Sputnik Mundo conversou com especialistas sobre essa tendência.

PUB

Durante muitos anos filmes futuristas criaram possibilidade de realizar tudo sentando na cadeira: ligar a máquina do café, televisão, abrir uma garagem, tomar banho, tudo no mesmo dispositivo.

 O que parecia impossível agora é uma realidade. No mundo atual essa tendência é conhecida como a "Internet das Coisas" (IoT, na sigla em inglês), tecnologia ainda jovem que permite conectar objetos através da Internet.

+ Nova bateria armazena dobro de energia e custa 100 vezes menos

Entre internautas, os dispositivos mais usados são o Apple TV e o Chromecast. Eles permitem compartilhar o conteúdo do celular, tablet e computador com a televisão, mas também dá para comprar jantar sem sair de casa.

Por sua vez, a Amazon criou um aplicativo chamado Alexa, que pode responder a comandos de voz para ver filmes, confirmar a informação de tráfego e temperatura. Alexa está sempre pronta para ler em voz alta seu livro favorito.

"Trata-se de uma tecnologia que permite conectar todos os dispositivos e aparelhos que antes não tinham conexão com a Internet e que agora nos permitem controlar e obter as métricas de diferentes aspectos", disse à Sputnik Mundo Felipe Durán, diretor de marketing da empresa colombiana Solutek, dedicada à melhoria da eficiência empresarial através da Internet das Coisas.

A utilização desse tipo da tecnologia é muito ampla, pois pode ajudar a entender como melhorar a produtividade. Na agricultura utiliza-se para saber o ritmo do crescimento das plantas, nível de luz que recebem e quantidade de água necessária para crescimento. A pecuária se beneficia desta ferramenta que mede a produção de leite do animal, os ciclos do cio e o controle perimetral do gado.

 Na indústria petrolífera, essa tecnologia é usada para controlar poços, bem como máquinas e motores a custo baixo. Já em casas e apartamentos, ela pode ser usada na automatização da abertura e fechamento de portas, controle de luzes, temperatura, na hora de cuidar das plantas da casa e reprodução do seu estilo musical.

A ferramenta pode ser usada também para cuidar de pessoas. "No cuidado de idosos, sensores em partes diferentes da casa permitem saber se o indivíduo está tomando os medicamentos, onde está, e saber se essa pessoa caiu e necessita de ajuda", disse à Sputnik o engenheiro eletricista Braulio Ríos.

Quando não há Internet, os dispositivos e sensores podem enviar ciclos com determinada frequência de tal maneira que guardam a informação enquanto não tiver conexão.

 "Não percebo por que tudo está baseado em Wi-Fi, também pode se conectar via Bluetooth. De fato, há uma nova versão deste último, chamada Mesh [em inglês], que foi criada especificamente para que a Internet das Coisas funcionasse entre si nas casas", adicionou Ríos.

Um dos grandes desafios desta tecnologia é encontrar as formas padronizadas de interconectar todos os dispositivos. "Pode acontecer que surjam fabricantes que monopolizem o mercado e que seja difícil para outros ingressarem se não for padronizada a ‘linguagem’ com o que se comunicam os aparelhos entre si", explicou Fernando Suzacq, engenheiro de computação.

"A parte da segurança é outro problema já que os dispositivos estão conectados entre si e isso pode provocar uma grande vulnerabilidade em cadeia", concluiu. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 18 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 20 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 18 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 19 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 10 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 18 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 20 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 19 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens