Governo Temer anuncia redução de 16% no desmatamento da Amazônia

O ministro do Meio Ambiente afirmou, após a reunião com Temer, que era importante destacar a "tendência de reversão da curva do desmatamento" na Amazônia

© Reuters / STRINGER Brazil

Brasil AMBIENTE 17/10/17 POR Folhapress

Sob críticas de ativistas e entidades ambientais, o governo Michel Temer anunciou nesta terça-feira (17) que a taxa de desmatamento na Amazônia caiu 16% entre agosto de 2016 e julho de 2017.

PUB

Os dados oficiais são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão subordinado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e foram entregues ao presidente em reunião no Palácio do Planalto pelos ministros Sarney Filho (Meio Ambiente) e Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia).

A estimativa do Inpe é de que houve 6.624 km² de corte raso na floresta no período avaliado, sendo os Estados do Pará e de Mato Grosso os recordistas em áreas desmatadas: 2.413 km² e 1.341 km², respectivamente.

+ Verba a programa contra seca no Nordeste e em MG sofre corte de 95%

Para entender a Renca Temer extingue reserva na Amazônia para ampliar exploração mineral Reserva extinta por Temer tem áreas contaminadas por mercúrio Quer compartilhar, mas não sabe o que é a Renca? Entenda aqui Temer nega que extinção de reserva afetará áreas de preservação Apesar de haver garimpos ilegais na Renca, há pouca área desmatada Área da Renca, entre Amapá e Pará, tem trauma de projetos grandiosos Análise: Mesmo sem ser reserva ambiental, Renca favorecia proteção da região Juiz suspende decreto presidencial que extingue reserva na região amazônica Temer recua de novo e ministro suspende efeitos de extinção da Renca Bernardo Mello Franco: Ataque à Amazônia Ainda de acordo com o órgão oficial, os números absolutos representam uma redução de 76% em relação aos registrados em 2004, ano em que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, vigente até hoje.

O ministro do Meio Ambiente afirmou, após a reunião com Temer, que era importante destacar a "tendência de reversão da curva do desmatamento" na Amazônia que, segundo ele, só foi possível pela ação de "comando e controle" na região.Sarney Filho rebateu as críticas que o governo Temer tem sofrido por parte de ativistas e entidades ambientais sobre ter afrouxado o controle do desmatamento, principalmente após a edição de um decreto que extinguiu a Renca (Reserva Nacional do Cobre Associados), uma reserva mineral na região amazônica.

O ministro não escondeu a insatisfação com a medida, que foi revogada após reação negativa dos ativistas, que pressionaram o governo.

"A Renca foi uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia que, desencontradamente com os dados do desmatamento, teve que refluir e foi revogada", disse Sarney Filho."Não houve retrocesso ambiental nessa gestão", completou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama ANITTA-CANTORA Há 19 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

mundo EUA Há 23 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

esporte Luto Há 16 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama CAROL-NAKAMURA Há 20 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 20 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

fama Charles III Há 23 Horas

Rei Charles III revela detalhe único sobre tratamento contra o câncer

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

politica Cantagalo Há 23 Horas

Prefeito sobe em palco, xinga eleitores e diz que não quer mais que votem nele

fama Madonna 14/05/24

Madonna desabafa: "Ninguém me disse que a minha mãe estava morrendo"