Enem: confira dicas para se preparar para o exame

Candidatos que conquistaram 1º lugar no exame afirmam que conhecer bem o edital e focar em conteúdos específicos ajuda na reta final

© pixabay

Brasil estudantes 17/10/17 POR Notícias Ao Minuto

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão marcadas para 5 e 12 de novembro, e conseguir um bom resultado pode garantir uma vaga para cursos de nível superior em universidades públicas e privadas.

PUB

Já na véspera do exame, os candidatos correm contra o tempo para absorver o maior volume de conteúdos e se dar bem na prova. Foi assim com o estudante Fábio Constantino, que, além de tirar nota máxima na redação do Enem do ano passado, também foi aprovado e primeiro lugar no curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Durante a preparação, ele conta que foi essencial conhecer bem o edital para entender quais seriam as exigências da banca examinadora, além de usar provas antigas para se familiarizar com a formulação das questões.

"Eles querem, principalmente, que sejamos pessoas preocupadas com o coletivo, que saibamos problematizar as principais questões da nossa sociedade, que busquemos soluções palpáveis, plausíveis, de curto prazo e multilaterais para eles", ponderou Constantino.

Para o estudante, avaliar os conteúdos de maior peso na nota também é primordial. "Uma coisa que quase ninguém percebe sobre a organização da prova é que as matérias que têm maior teto são as de redação e matemática. Podendo elevar bastante a nota. Essas eram meu foco", afirmou.

Em cada dia do exame, os candidatos têm de resolver 90 questões e a redação. Por isso, é preciso organizar o tempo para não deixar questões em branco. "Eu me preparei para responder cada questão em 3 minutos. Todas as listas de exercício que eu fazia, eu cronometrava meu tempo para fazer isso", aconselha o estudante.

Jhosen Congeta, de 27 anos, também foi o primeiro colocado no curso de medicina mais concorrido do País, da Universidade de São Paulo. Ele conta que dois dias antes do exame ele foi ao local da prova para calcular o tempo que gastaria até lá.

"Recomendo aos candidatos que conheçam o local de prova antes da data do exame e se programarem, no dia da prova, para um imprevisto como engarrafamentos ou pneu furado", afirmou. Para Congeta, na véspera da prova é melhor evitar trocar informações sobre conteúdos e confiar no que foi estudado ao longo do ano.

Congeta alerta ainda para aqueles conteúdos que aparecem com mais frequência nas provas. "Em Matemática, Geometria sempre é cobrada em várias questões, todos os anos, assim como questões sobre a História do Brasil, como República, Monarquia, Política do Café com Leite, que aparece com frequência na prova de História", alerta Congeta. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 4 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 7 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 66 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 8 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 8 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

brasil enchentes no Rio Grande do Sul 04/05/24

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama Bruce Willis Há 8 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama PAULO-GUSTAVO Há 4 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

esporte Fórmula 1 Há 23 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º

tech Espaço Há 19 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Namoro Há 23 Horas

Pegadores! Astros que tiveram mais parceiros famosos em Hollywood