Mostra de Cinema de São Paulo chega aos 41 anos e exibe 395 filmes

Filmes serão apresentados em mais de 30 espaços na capital paulista

© Divulgação

Cultura sessões 18/10/17 POR Agência Brasil

O maior e mais tradicional festival de cinema de São Paulo - a Mostra Internacional de Cinema - começa nesta quinta-feira (19). Até 1º de novembro, ela vai apresentar 395 filmes de 59 países, entre eles, 64 nacionais e 98 títulos dirigidos por mulheres. Os filmes serão apresentados em mais de 30 espaços na capital paulista, entre cinemas, museus e centros culturais, além de exibições ao ar livre.

PUB

Os homenageados dessa 41ª edição são os cineastas Paul Vecchiali, Agnès Varda, Paulo José e Alain Tanner e o artista e cineasta chinês Ai Weiwei, que assina o pôster deste ano e que apresenta o documentário Human Flow – Não Existe Lar se Não Há para Onde Ir, na sessão de abertura do evento, nesta quarta-feira (18), somente para convidados.

O foco deste ano são os filmes produzidos na Suíça, com a exibição de sete títulos do diretor Alain Tanner e de um filme inédito de Jean-Luc Godard, feito para a televisão. Outro destaque da edição é a programação de filmes de realidade virtual: pela primeira vez, a mostra vai exibir sessões especiais sobre esse novo tipo de tecnologia e de linguagem cinematográfica. Serão apresentados 19 curtas-metragens de realidade virtual, entre eles, Bloodless, de Gina Kim, premiado em Veneza.

+ Ron Howard divulga título de longa de Han Solo; veja

Também estarão presentes filmes premiados em festivais internacionais como The Square, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; Custódia, de Xavier Legrand, Leão de Prata de melhor direção no festival de Veneza; e O Outro Lado da Esperança, de Aki Kaurismaki, premiado com o Urso de Prata de melhor direção, em Berlim; além de 14 filmes indicados por seus países para concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar.

Além das salas de cinema tradicionais, os filmes serão exibidos também nas salas do Circuito SPCine, distante do centro expandido, com o objetivo de atrair novas plateias. Também haverá sessões gratuitas no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e uma itinerância pelo interior paulista. E, no dia 3 de novembro, o encerramento acontece com a apresentação do filme O Homem Mosca (1923), de Fred Newmeyer e Sam Taylor, em uma sessão ao ar livre no Parque Ibirapuera, com acompanhamento musical da Orquestra Jazz Sinfônica, sob regência do maestro João Maurício Galindo. Veja a programação completa do festival.  

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 10 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 12 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 12 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 11 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens