Nova York "suja" é cenário de novo filme de Robert Pattinson

"Bom Comportamento" é uma obra que remete à Nova Hollywood

© Regis Duvignau/Reuters

Cultura cinema 19/10/17 POR GUILHERME GENESTRETI, da Folhapress

Disfarçado, com um boné enterrado na cabeça, Robert Pattinson tentou passar incólume numa penitenciária nova-iorquina. "Ei, é a porra do ator do 'Crepúsculo'!", exclamou um detento, que o fitava de rabo de olho. Ao carcereiro incrédulo, o ator inglês desconversou: "Eu não faço ideia do que ele esteja falando".

PUB

Para filmar o longa "Bom Comportamento", que tem Pattinson no papel de um assaltante encrencado, a equipe de produção rodou por locações reais em Nova York, especialmente áreas mais depauperadas da cidade, para dar ar mais "sujo" ao longa.

O resultado é uma obra que remete à Nova Hollywood, onda que oxigenou a produção americana a partir do fim dos anos 1960 com filmes mais ousados ou que tinham um aspecto mais "de rua", caso de "Taxi Driver" (1976), de Martin Scorsese, e "Um Dia de Cão" (1975), de Sidney Lumet.

Diretores de "Bom Comportamento", que estreia nesta quinta-feira (19), os irmãos Benny e Josh Safdie discordam de que tenham buscado fazer um longa nostálgico, entretanto. Eles falaram com a Folha durante o Festival de Cannes, onde o filme competiu pela Palma de Ouro, em maio.

"Meus filmes favoritos vêm daquela época, mas o nosso é uma obra contemporânea", diz Josh, 33, o primogênito. Benny, 31, completa: "Gostamos da estética, mas, se há algo em comum é que nós, como os diretores daquela era, também buscamos filmes em que arte e entretenimento não sejam excludentes".

+ Ron Howard divulga título de longa de Han Solo; veja

Além de diretor, Benny também atua em "Bom Comportamento". Ele interpreta Nick Nikas, o irmão com algum grau de transtorno mental de Connie (Pattinson). No começo do filme, ambos realizam um assalto a banco, arquitetado por esse último, que dá errado e termina com Nick indo parar na cadeia.

Connie, então, tem somente uma noite para arranjar o dinheiro da fiança, o que o levará a uma espiral de mais crimes, enquanto Nick pena entre os outros presidiários. Embora seja o polo manipulador da relação fraternal, Connie se mostra inusitadamente afetivo em sua cruzada por tirar o irmão da prisão.

"Não acho que seja uma contradição", afirma Pattinson à reportagem. "O que Connie ama no irmão é o fato de que ele não julga, nunca está pensando em nada." "Bom Comportamento" é mais uma tentativa do ator de 31 anos de se livrar da imagem de galã teen que ele ganhou ao interpretar o vampiro Edward em "Crepúsculo" (2008) e contra a qual ele luta desde que caiu nas graças do cineasta David Cronenberg, em "Cosmópolis" (2012).

Pattinson diz que tem ressalvas quanto a voltar a fazer produções comerciais um dia. "Hoje em dia qualquer filme de super-herói te exige uns dez anos de dedicação."

GERAÇÃO RESMUNGO

Com cabelo ensebado e descolorido, seu personagem ronda as ruas em que os próprios Safdie cresceram, no Queens, o menos fotogênico dos distritos nova-iorquinos. Vai parar no parque de diversões em que Josh viu a primeira briga de sua vida e topa com trombadinhas parecidos com aqueles com que o primogênito Safdie diz ter andado na adolescência e que o ligavam para tirar da cadeia.

Os mesmos tipos -"junkies", bandidos e desajustados de toda sorte- pululam na filmografia dos irmãos Safdie. "Somos obcecados pela ideia do agora", afirma Josh. "Quando se comete um crime, o tempo para. Não sei por que, mas acho lindo isso", diz o cineasta, que afirma ter roubado um carro aos 15 anos.

A obra dos irmãos diretores ainda é pouco conhecida no país. Apenas "Amor, Drogas e Nova York" (2014), sobre uma viciada em heroína, estreou nos cinemas brasileiros. Mas, no circuito indie americano, a dupla já havia chamado atenção por sua filiação ao "mumblecore" ("mumble" é resmungo), movimento de estética naturalista, diálogos improvisados e produções de baixo orçamento.

Embora até pareça, "Bom Comportamento" não foi filmado em ritmo de guerrilha, salvo as cenas feitas dentro do presídio, rodadas com atores recém-saídos da cadeia. "Mesmo dentro de um ambiente controlado gostamos de estar abertos ao imprevisível", diz Benny. "O roteiro pedia uma briga, mas a reação dos ex-presos não foi ensaiada. Sentiram-se fortalecidos". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens