'Tempestade' é divertido e inova no gênero filme-catástrofe

Conjunto de catástrofes assola o mundo, incluindo tremores, congelamento, inundações, superaquecimento, chuva monstruosa de granizo e outras desgraças

© Divulgação

Cultura Crítica 19/10/17 POR THALES DE MENEZES, para Folhapress

THALES DE MENEZES - Depois de uma onda de muito sucesso nos anos 1970, com "O Destino de Poseidon" (este lançado no final de 1969), a franquia "Aeroporto" (quatro filmes entre 1970 e 1979), "Terremoto" e "Inferno na Torre" (ambos de 1974), até hoje os chamados filmes-catástrofe ressurgem de vez em quando. Agora aparece "Tempestade: Planeta em Fúria", que consegue ser divertido e ainda inovar um pouco esse subgênero cinematográfico.

PUB

+ Remake 'Além da Morte' repete fracasso de cult dos anos 1990

Não trata de um desastre natural específico, como um terremoto ou um tsunami. Um conjunto de catástrofes assola o mundo, incluindo tremores, congelamento, inundações, superaquecimento, chuva monstruosa de granizo e outras desgraças. O que aproxima o filme de "2012", superprodução sobre o fim do mundo, que também era um catálogo de destruições.

Mas "Tempestade - Planeta em Fúria" faz alguma diferença ao introduzir uma trama de filme de espionagem.

Fruto do trabalho conjunto de 17 países, uma estação especial passa a comandar o clima na Terra utilizando uma rede monumental de satélites. Durante três anos, a invenção funciona perfeitamente, mas um belo dia coisas malucas pelo planeta começam a matar. Exemplos? Paris fica totalmente inundada e a praia de Copacabana é transformada em uma geleira. E, como sempre em Hollywood, a representação do Rio de Janeiro lembra muito mais Porto Rico do que qualquer cidade brasileira.

Para consertar o possível defeito na estação, o governo americano, líder do projeto, chama de volta o gênio científico Jake Lawson, papel do ator escocês Gerard Butler (de "300"). Criador da estação e seus equipamentos, Lawson foi demitido logo após o lançamento dos satélites por se recusar a obedecer ordens do Senado americano.

Seu irmão mais novo, Max (o inglês Jim Sturgess), ocupou seu lugar. E é justamente o caçula, odiado por Jake, que precisa convencer o irmão a ajudar nessa emergência. Rusgas familiares postas de lado, o cientista volta à estação espacial para comandar a atual equipe de controladores e descobrir o defeito. E ele acaba encontrando vestígios claros de sabotagem. Logo em seguida, alguém tenta matá-lo.

Na Terra, Max também segue pistas de uma sabotagem no projeto, e desperta a ira de poderosos. Seu único apoio é a namorada, que o roteiro gentilmente escala como segurança pessoal do presidente americano (Andy Garcia, coadjuvante de luxo), e uma colega hacker.

A partir daí, apesar das interpretações rasteiras e um roteiro cheio de coincidência pouco críveis, o filme ganha algum brilho. Os irmãos estão envolvidos nesse enredo de espionagem, como numa aventura de James Bond, enquanto o mundo se despedaça, matando gente à beça.

O filme é dirigido pelo também produtor e ator Dean Devlin, coadjuvante de longa carreira que tem experiência em filmes de destruição em massa. Ele produziu "Independence Day" (1996) e sua sequência "Independence Day: O Ressurgimento" (2016). A equipe técnica é praticamente a mesma desses filmes, o que rende cenas catastróficas espetaculares.

Mas isso é o mínimo que se pode esperar com a tecnologia atual. "Tempestade: Planeta em Fúria" seria bem melhor com um roteiro caprichado e um ator mais "heroico" do que o sonolento Gerard Butler. Com informações da Folhapress.

TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA (bom)(Geostorm)

DIREÇÃO Dean Devlin

ELENCO Gerard Butler, Jim Sturgees, Ed Harris, Andy Garcia

PRODUÇÃO EUA, 2017

QUANDO estreia nesta quinta (19)

AVALIAÇÃO bom

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula