Doria defende permanência de Aécio na presidência do partido

"Não podemos ter um país convulsionado para discutir qualquer tema de qualquer natureza", disse o prefeito de SP

© Reprodução

Política opinião 19/10/17 POR Folhapress

Em meio ao clima de indecisão no PSDB acerca do futuro político do senador Aécio Neves, o prefeito de São Paulo, João Doria, defendeu a permanência do político mineiro na presidência nacional do partido até as convenções de dezembro.

PUB

"Não podemos ter um país convulsionado para discutir qualquer tema de qualquer natureza", disse Doria nesta quinta-feira (19) em Goiânia, onde ministrou palestra em um fórum de gestão e se encontrou com o também tucano, o governador Marconi Perillo.

Ao pregar a necessidade de "equilíbrio do país", ele se disse contrário a uma ala do partido que pressiona pela renúncia de Aécio do posto, encabeçada pelo presidente interino do partido, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). "Temos cerca de 40 dias para a convenção nacional do PSDB, onde será eleita a nova executiva nacional do partido".

Ao contrário de Tasso, que já afirmou não haver mais condições para que o senador mineiro permaneça no posto, Doria disse que é preciso observar o rito das mudanças de comando do partido. "A população não está preocupada com questões partidárias. Está preocupada com o seu bem-estar".

+ Saiba como será a votação da denúncia contra Temer na Câmara

Apesar da postura divergente, Doria elogiou o presidente interino da sigla, de ser "uma pessoa de respeito" e que "cumpre um papel difícil nesse período turbulento".

Tasso viajou a São Paulo na manhã desta quinta para consultar o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o partido e as eleições de 2018.

'DISCUSSÃO INÓCUA'

Também saiu em defesa de Aécio o governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, com quem Doria se reuniu na manhã desta quinta-feira, no Palácio das Esmeraldas, sede do Executivo estadual, em Goiânia. Para Marconi, a discussão em torno da permanência de Aécio no posto é "desnecessária e inócua".

"O Aécio já ficou durante esse ano todo em meio à crise. Agora que ele retoma o mandato no Senado, faltando apenas 40 dias para terminar o mandato como presidente (do partido), não se justifica ele deixar a presidência. Ele não é presidente hoje de fato, ele é de direito. Quem está dirigindo o partido é o senador Tasso Jereissati", afirmou Perillo.

Aécio voltou ao Senado depois de a Casa decidir, por 44 votos a 26, revogar as medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a ele. O tucano estava afastado das atividades parlamentares e proibido de deixar sua residência à noite desde o fim de setembro. Gravado por Joesley Batista, da JBS, pedindo R$ 2 milhões, o senador foi denunciado sob acusação de obstrução de Justiça e corrupção passiva.

MBL

Questionado sobre manifestação de apoio de alguns integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) para 2018, Doria disse ainda contar com a simpatia do movimento. "O MBL não saiu do nosso campo de apoio".

Depois da entrevista, ele recebeu o título de cidadão goiano. Desde que assumiu a prefeitura, também foi agraciado com títulos semelhantes em cidades como Salvador, Natal e Belém. Em Teresina, porém, a Câmara rejeitou, em agosto, a concessão da homenagem. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 7 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 10 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 8 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 8 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 8 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 9 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 7 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 6 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 9 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens