Noel Gallagher faz show de hits do Oasis em marcha lenta

Repertório do show de Noel Gallagher, escolhido para abrir as apresentações do U2 no Brasil, foi em boa parte formado pelas canções de sua ex-banda

© Getty Images

Cultura São Paulo 19/10/17 POR DAIGO OLIVA, para Folhapress

DAIGO OLIVA - Na música pop, a rentabilidade em torno da nostalgia é quase uma escravidão, tamanha a quantidade de shows para celebrar álbuns clássicos. Não é estranho então que o repertório do show de Noel Gallagher, escolhido para abrir as apresentações do U2 no Brasil, seja em boa parte formado pelas canções de sua ex-banda, o Oasis.

PUB

+ Tom ultrasimpático anula virtudes de drama coreano 'O Advogado'

Não é uma novidade. Nas outras duas vezes em que o britânico veio ao país em carreira solo, o passado estava ali. Agora, no entanto, num show mais curto, de apenas 11 músicas, a revisitação fica mais evidente: cinco faixas são do grupo que formou com seu irmão mais novo, Liam Gallagher, até 2009.

A escolha das canções antigas, conhecidíssimas, também revela a preocupação em agradar um público que está no Morumbi por outra razão. O trio "Wonderwall", "Champagne Supernova" e "Don't Look Back in Anger", do álbum "What's the Story (Morning Glory)?", de 1995, mirava a simpatia dos fãs do U2, mas foram executadas em marcha lenta, quase em versões acústicas.

Poderia funcionar para shows em clubes de porte médio, mas não em um estádio como o Morumbi. As canções perderam peso com Noel no violão em vez de na guitarra. Em "Champagne Supernova", que o britânico anunciou dizendo "vocês conhecem essa música, vocês amam essa música", o baterista conduzia o som apenas com pratos e bumbo.

Ainda assim, os sucessos radiofônicos, principalmente "Wonderwall", ganharam a platéia. Durante o refrão do hit, todos cantavam, celulares ao alto, casais se beijando e mensagens de voz enviadas pelo WhatsApp. Além de outras duas faixas do Oasis, "Half the World Away" e "Little by Little", o guitarrista tocou sons de seus dois álbuns solo e uma nova faixa, "Holy Mountain".

Com a ajuda de uma banda afiada e naipe de metais em algumas músicas, Noel abriu a apresentação com "Everybody's on the Run", seguida de "Lock All the Doors". Para fechar, tocou "AKA... What a Life!", dedicada ao brasileiro Gabriel Jesus -Noel é torcedor fanático do Manchester City, clube no qual o atacante atua.

A primeira parte da noite de nostalgia termina então com um show aquém de uma apresentação em um estádio, mas, ainda assim, uma ponte competente para a segunda parte da sessão de memórias, que mostrará "Joshua Tree", do U2, na íntegra. Com informações da Folhapress.

NOEL GALLAGHER'S HIGH FLYING BIRDS

Classificação: bom

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 4 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo Aviões Há 23 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil Herança Há 6 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil São Paulo Há 22 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 4 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

lifestyle Rosto Há 21 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 3 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

mundo Londres Há 4 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira