PT lançará 'vaquinha' para bancar caravanas de Lula pelo Brasil

Campanha de arrecadação de recursos deve ser lançada nesta sexta (20), durante reunião da executiva do partido

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Política Poupança 20/10/17 POR Notícias Ao Minuto

O ex-presidente Lula (PT) embarca em nova caravana, dessa vez pelo Estado de Minas Gerais, a partir da próxima segunda-feira (23). A viagem deve passar por 12 cidades e se estenderá até o dia 30.

PUB

A iniciativa é a segunda, neste formato, realizada pelo PT, dentro da campanha denominada de "Lula pelo Brasil". A expectativa é de que o ex-presidente passe por outros estados, nos próximos meses.

No entanto, o custo é alto e a direção do partido resolveu arrecadar doações para bancar as caravanas. De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a previsão é de que a "vaquinha" seja lançada nesta sexta-feira (20), durante reunião da executiva do PT.

+ Pré-votação de denúncia, Temer garante mais R$ 800 milhões em emendas

Na próxima semana, campanhas devem ser divulgadas nas redes sociais, com a participação não apenas de Lula, mas da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e de outros nomes de peso da sigla, com o objetivo de "engordar o porquinho".

Durante a caravana por Minas, a exemplo do que ocorreu quando da passagem por municípios nordestinos, o trajeto será feito de ônibus e haverá atos públicos nas cidades. O ex-presidente também deve receber títulos de governos e universidades.

A caravana deve chegar a Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Itinga, Araçuaí, Salinas, Montes Claros, Bocaíuva, Diamantina, Codisburgo e Belo Horizonte.

Márcio Macedo, vice-presidente nacional do PT e coordenador da caravana, diz que Lula escolheu Minas Gerais por sua importância, já que é o segundo Estado com mais eleitores do país.

"É uma caravana de diagnóstico da realidade brasileira e de diálogo que o presidente Lula tem permanente com o povo brasileiro. Ele é uma liderança que se alimenta da inspiração das massas", disse Macedo.

A recepção a Lula deve ser feita pelo governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), que é apontado, junto com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e com o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, como um dos nomes do partido na corrida presidencial do próximo ano.

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, a nove anos e meio de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença cabe recurso e o petista aguarda em liberdade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 14 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 13 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 16 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 15 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 15 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 14 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 7 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 16 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 15 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens