Espanha vive inaceitável tentativa de secessão, diz rei Felipe

referendo de independência da Catalunha é tido como ilegal

©  REUTERS/Ivan Alvarado

Mundo catalunha 20/10/17 POR Ansa

O rei espanhol Felipe VI denunciou nesta sexta-feira (20) uma "inaceitável tentativa de secessão" por parte das autoridades separatistas da Catalunha, região que "é e será uma parte essencial" da Espanha.   

PUB

Durante declaração na entrega dos Prêmios Princesa de Astúrias, realizada na cidade de Oviedo, o rei se disse convicto de que as "legítimas" instituições democráticas do país resolverão, respeitando a Constituição, a tentativa de independência catalã.   

Leia mais notícias de mundo

Segundo ele, a situação enfrentada atualmente pela Espanha será solucionada "atendo-se aos valores e princípios da democracia parlamentar" vigentes no país "há 39 anos", em alusão à aprovação da Constituição de 1978.   

O referendo de independência da Catalunha, considerado ilegal por Madri, foi realizado no dia 1º de outubro. Na ocasião, segundo as autoridades regionais, cerca de dois milhões de pessoas votaram "sim".   

Em seu discurso, Felipe VI destacou o "desejo sincero de convivência e entendimento" dos espanhóis e o respeito Às normas e regras da democracia para afirmar que todos os cidadãos querem "encontrar o seu lugar em paz e liberdade, sem temores nem medos da imposição nem da arbitrariedade, afastados do rancor e das fraturas".   

"A Espanha do século XXI, da qual a Catalunha é e será uma parte essencial, deve basear-se em uma soma leal e solidária de esforços, sentimentos, afetos e projetos", afirmou o rei antes de acrescentar que essa soma "alimenta o legítimo orgulho de pertencer à grande realidade democrática que é a Europa".   

A cerimônia contou com a participação dos presidentes do Parlamento Europeu, Antonio Tajani; do Conselho Europeu, Donald Tusk; e o da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker. Neste ano, a União Europeia foi a vencedora do Prêmio Princesa das Astúrias da Concórdia.   

No final da declaração, o rei espanhol ainda agradeceu a presença das autoridades e afirmou que isto simboliza "o compromisso, apoio e a solidariedade das instituições europeias com a Espanha, os seus sistemas constitucionais e o seu Estado de Direito".   

Nesta sexta, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e o líder da oposição, Pedro Sánchez, concordaram em convocar eleições regionais na Catalunha para janeiro de 2018 caso o governo intervenha na comunidade autônoma e destitua suas lideranças. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo EUA Há 7 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 5 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama MADONNA-CANTORA Há 23 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

tech Espaço Há 7 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

mundo Oklahoma Há 22 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

fama MADONNA-RIO Há 7 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos