13 mil robôs apoiaram 'Brexit' durante referendo no Twitter

Perfis suspeitos desapareceram da plataforma semanas após a votação

© Reuters

Tech Inglaterra 22/10/17 POR Notícias Ao Minuto

O conservador membro do Parlamento do Reino Unido, Damian Collins, pediu ao Twitter que revele o que sabe sobre a atividade significativa de perfis "robôs" na plataforma de mídia social antes do referendo de Brexit.

PUB

Os analistas da City University de Londres revelaram novas evidências de redes de mais de 13.000 perfis-robôs twittaram principalmente mensagens pró-Brexit no período anterior ao referendo da União Europeia em junho de 2016. Estes perfis desapareceram da plataforma semanas após a votação.

Veja como astronauta trabalha ao lado de fora da Estação Espacial

De acordo com as pesquisas, as contas suspeitas foram oito vezes mais propensas a tweetar conteúdo associado a um voto pró-saída da UE.

"Esta é uma pesquisa que corrobora o que o Facebook e outros dizem: que existem robôs que servem para amplificar falsamente certas mensagens", disse o autor Dan Mercea ao BuzzFeed. "Há uma distorção potencial das comunicações públicas e queremos chegar ao fundo disso. Essa amplificação é preocupante, pois nos dá uma falsa sensação de impulso por trás de certas ideias. Se houver falsas amplificações, como podemos saber se alguém é genuíno?".

Collins anteriormente escreveu ao gigante das redes sociais pedindo detalhes sobre alegada "interferência" no processo democrático do Reino Unido. Ele perguntou especificamente sobre a propriedade das contas suspeitas, descrevendo o assunto como "um que deve ser esclarecido com urgência".

Tendo analisado mais de 10 milhões de tweets relacionados com hashtags do Brexit e contas entre 10 de junho a 10 de julho de 2016, os analistas descobriram que, ao invés de criar notícias falsas, os bots suspeitos trabalharam para "amplificar" memes já existentes, notícias hiperpartidárias e reportagens favoráveis da mídia.

"À medida que os padrões de atividade maliciosa evoluem, nós estamos adaptando para enfrentá-los. Em média, nossos sistemas automatizados capturam mais de 3,2 milhões de contas suspeitas por semana — mais do dobro do valor que detectamos nesta época no ano passado", disse um porta-voz do Twitter por comunicado ao BuzzFeed. Com informações do Sputnik

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 10 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 11 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

justica Violência Há 3 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

economia DESENROLA-BRASIL Há 12 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 12 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 12 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte Óbito Há 3 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

lifestyle Saúde Há 12 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue