OMS causa choque ao nomear líder do Zimbábue embaixador da boa vontade

Anúncio foi feito nesta semana pelo secretário-geral, o etíope Tedros Ghebreyesus

© Reuters / Philimon Bulawayo

Mundo ROBERT MUGABE 22/10/17 POR Folhapress

Entidades de direitos humanos e governos dos EUA e da Europa condenaram neste sábado (21) a decisão da OMS (Organização Mundial da Saúde) de nomear o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe , "embaixador da boa vontade".

PUB

O anúncio foi feito nesta semana pelo secretário-geral, o etíope Tedros Ghebreyesus, em cúpula no Uruguai. Ele disse na ocasião que Mugabe poderia usar sua liderança para influenciar outros países a melhorarem seus sistemas de saúde.

Também descreveu o regime como um "que coloca a cobertura de saúde universal e a promoção da saúde no centro de suas políticas". O sistema médico no Zimbábue, porém, piorou drasticamente com a crise iniciada nos anos 2000.

Parte das irregularidades foi revelada em relatório da ONG Médicos pelos Direitos Humanos de 2008. A entidade afirmava que as políticas do regime levaram ao fechamento de hospitais, clínicas e faculdades de medicina e que as autoridades maltratavam seus funcionários.

O ditador também é criticado internamente por fazer seus tratamentos no exterior -os últimos foram em Cingapura. Ele é alvo de sanções dos EUA desde 2003 por violações de direitos humanos e fraude eleitoral e não pode viajar ao país.

+ Brasileiras vão aos EUA para ter bebê e garantir cidadania aos filhos

O governo americano foi um dos críticos à nomeação. "A indicação claramente contradiz os ideais da ONU de respeito aos direitos humanos e à dignidade humana", declarou, em comunicado neste sábado, o Departamento de Estado.

As autoridades do Canadá, da Irlanda e do Reino Unido também condenaram a medida. O diretor da ONG Welcome Trust, Jeremy Farrar, disse que Mugabe "não cumpre nenhum dos valores" que são esperados pela organização da ONU.Diante da pressão internacional, Ghebreyesus anunciou que fará um comunicado em breve sobre a controvérsia. "Eu estou ouvindo. Eu ouvi suas preocupações. Estou repensando a situação conforme os valores da OMS", disse.

As indicações para embaixadores de organizações das Nações Unidas não têm um critério, mas normalmente são feitas a líderes e celebridades envolvidas nos temas homenageados, como a atriz Angelina Jolie em relação aos refugiados.

Elas, porém, podem ser revertidas. Foi o caso da decisão da ONU de pôr a personagem Mulher Maravilha como embaixadora do empoderamento de mulheres e meninas, cancelada após críticos considerarem uma apologia à violência e uma má influência.

Um dos chefes de Estado mais longevos do mundo, Robert Mugabe controla o Zimbábue desde 1980, inicialmente como primeiro-ministro e depois como ditador, e é acusado de violações de direitos humanos e repressão à oposição. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes