Como melhorar a digestão em 6 passos simples

A digestão começa no momento em colocamos o alimento na boca, durante a mastigação

© DR

Lifestyle ALIMENTAÇÃO 28/10/17 POR Notícias Ao Minuto

A digestão é um dos processos mais importantes do organismo, responsável por converter os alimentos em compostos menores, hidrossolúveis e absorvíveis, de forma a que todos os nutrientes possam ser eficientemente extraídos. A digestão começa no momento em colocamos o alimento na boca, durante a mastigação, contudo, a digestão eficiente depende de mais do que isso; depende da adoção de um estilo de vida saudável e, sobretudo, da escolha certa dos melhores alimentos para o processo digestivo, um dos que mais implica a ação de vários órgãos.

PUB

O médico Frank Lipman explica ao site Mind Body Green que a digestão pode ser mais eficaz e benéfica para a saúde e bem-estar quando se presta mais atenção ao que se come e ao momento em que se come.

+ Mal de Alzheimer: entenda mais sobre esta doença incurável

Em primeiro lugar, não há nada melhor para a digestão do que comer sentado e com calma, centrando todas as atenções na comida e em cada garfada que se leva à boca. Aliar a prática de mindfulness a este momento faz com todas as mensagens para o cérebro sejam emitidas corretamente.

E é no ato de mastigar que está o ganho de prazer e saúde. E, claro, de um corpo mais leve e com menos gordura. Engolir sem mastigar não sacia e ainda aumenta o risco de soluções, mal-estar e até mesmo azia.

De acordo com o médico, um dos piores hábitos para a digestão é beber quando ainda se tem comida na boca. Embora pareça inofensivo, este hábito de beber água (ou qualquer outra bebida) durante a refeição dilata o estômago e diminui a atuação do ácido, comprometendo a capacidade de 'quebrar' as propriedades de alguns alimentos. O ideal é beber 30 minutos antes ou depois da refeição.

Para uma boa digestão é também importante reduzir o consumo de alimentos que causem sensibilidade - isto é, gases, inchaço abdominal ou azia. É o caso dos alimentos com glúten, lacticínios, soja, leguminosas e de alguns vegetais ricos em fibra. O consumo destes alimentos não deve ser banido, mas sim controlado. Já os adoçantes artificiais e os refrigerantes danificam a saúde e devem ser excluídos.

E por falar em alimentos, melhorar a digestão depende do que se come, sendo, por isso, fundamental adotar uma alimentação voltada para a saúde dos intestinos, ou seja, que favoreça as bactérias intestinais e que seja rica em probióticos, como é o caso do iogurte, dos picles e do tempeh.

Por fim, mas não menos importante, está a perda do hábito de comer antes de ir para a cama, especialmente se a refeição for calórica e pesada. Um pequeno lanche antes de dormir não faz mal, mas é fundamental que se tenha a consciência de que o processo digestivo é mais lento ao final do dia, podendo levar a uma sensação de mal-estar durante a noite. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde Há 23 Horas

Falta de vitamina B12 causa sintomas incômodos; saiba quais são

Lifestyle Astrologia Há 18 Horas

Subir na vida? Os signos mais ambiciosos do zodíaco!

Lifestyle Rosto Há 22 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

Lifestyle University of California Há 19 Horas

Estudo revela que o cérebro humano está ficando maior

Lifestyle Suor 01/05/24

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

Lifestyle Destinos Há 17 Horas

Tendência? Os melhores destinos para viajar em 2024!

Lifestyle Peso Há 21 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

Lifestyle Natureza Há 20 Horas

Locais abandonados que foram invadidos pela natureza - e suas histórias incríveis

Lifestyle Saúde 01/05/24

Cientistas desenvolvem nova técnica para identificar câncer de pele

Lifestyle Signos 01/05/24

Quatro signos que têm um ótimo sentido de humor