Astrônomos: 'pode existir vida inteligente nos oceanos de planetas'

Os astrônomos supõem que pode existir uma forma de vida inteligente em outros planetas e luas do Sistema Solar, nos enormes oceanos debaixo do gelo

© Reprodução

Tech Tecnologia 24/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Os astrônomos de todo o mundo participam anualmente em diversos projetos de busca de vida extraterrestre. Durante os últimos anos, se revelaram novos detalhes sobre a geologia do Sistema Solar.

PUB

Pode ser que a vida extraterrestre se esconde no fundo dos oceanos? A revista Popmech oferece uma resenha de novas teorias.

Segundo o novo relatório da Sociedade Americana de Astronomia, a maior parte dos organismos alienígenas deve se encontrar nas profundezas dos planetas, i.e. nos oceanos cobertos de gelo.

+ Quer dar uma 'voltinha' em Marte? Nasa te leva para um passeio virtual

Alguns cientistas opinam que esta hipótese pode explicar o fato de que a humanidade não recebe sinais de outras civilizações avançadas, o que é conhecido como o Paradoxo de Fermi.

Os cientistas começaram a descobrir oceanos superprofundos há pouco. A existência de oceanos deste tipo no Sistema Solar foi comprovada com ajuda das análises das luas de Júpiter, Saturno, Netuno e as de Plutão, que se encontram a grande distância da Terra.

Esses corpos celestes têm uma superfície em grande parte composta por gelo. No entanto, debaixo da superfície, a água existe em forma líquida por causa da energia geotérmica que aquece a água e a faz mover-se constantemente. Os gêiseres estabelecem a circulação de minerais e matéria orgânica, criando o ambiente para os sistemas ecológicos submarinos. Processos parecidos ocorrem nos oceanos da Terra.

Segundo a hipótese do planetólogo Alan Stern, dentro dos "mundos de gelo" podem se formar "reservas", que podem reunir condições mais adequadas para os organismos vivos do que o nosso planeta.

Resulta que, um dia, se essa civilização extraterrestre se tornar inteligente, não poderá ver as estrelas no céu. Pode ser que, para eles, a "perfuração do céu" seja algo análogo ao nosso programa espacial dedicado à exploração do que está longe do nosso planeta.

Enquanto Alan Stern aplica esta teoria para explicar o Paradoxo de Fermi, o psicólogo e investigador da inteligência extraterrestre norte-americano Douglas Vakoch está convencido de que não se deve fazer referência a este paradoxo, por muito fascinante que a ideia de Stern seja.

Vakoch afirma que é difícil detectar indicadores biofísicos da vida extraterrestre pela capacidade limitada da tecnologia de hoje. Para além disso, outras civilizações podem ignorar a existência do homem deliberadamente ou desconhecer a existência de outros mundos. Com informações do Sputnik News. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 16 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 17 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 18 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 14 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

fama Kim Kardashian Há 14 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Viral Há 17 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Rafa Kalimann Há 17 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"