Pouso de suposto ovni deixa marca e intriga moradores

Pouso do objeto teria acontecido na madrugada de 7 de outubro em Peruíbe, litoral sul do Estado

© Reprodução / YouTube

Brasil São Paulo 25/10/17 POR Estadao Conteudo

Estudiosos da ufologia investigam a marca deixada por um suposto Objeto Voador Não Identificado (Ovni) na vegetação de um terreno, no bairro Balneário São João Batista, em Peruíbe, litoral sul do Estado de São Paulo.

PUB

+ Fortes tempestades magnéticas afetarão a Terra nestes dias

O pouso do objeto no local teria acontecido na madrugada de 7 de outubro, mas só foi divulgado no último dia 19 para evitar que a marca fosse pisoteada pela aglomeração de curiosos. Moradores afirmam terem visto, naquela noite, um objeto luminoso no céu. Funcionários da prefeitura fizeram o registro fotográfico do local e interditaram a área, atendendo a pedido de pesquisadores.

A marca deixada na vegetação tem cerca de 13 metros de diâmetro e o formato de um cacho de uvas. O mato alto ficou compactado no solo. "Nunca tinha visto algo igual. A vegetação foi amassada de cima para baixo, pois não há mato quebrado e foi só naquele ponto", disse o diretor de Turismo da prefeitura, Edilson Almeida. Ele usou um drone para colher imagens.

"Fomos contatados pelos pesquisadores quase 20 dias depois, justamente porque eles temiam que o local fosse pisoteado. Nesse tempo todo, a vegetação não voltou à posição anterior, como era de se esperar." O local, segundo ele, atrai curiosos. "Nos primeiros dias, uma multidão foi ver o sinal."

As imagens estão à disposição de pesquisadores e interessados na prefeitura. O ufólogo Suseliton de Souza Saga foi um dos primeiros a chegar ao local. "Com certeza não foi algo feito por intervenção humana. Pela forma como a vegetação ficou amassada, acredito que o objeto pousou ali em movimentos circulares." Ele ouviu relato de um casal que teria visto um feixe de luz no terreno e, em seguida, a luz em movimento próximo da casa. Saga pesquisa eventos atribuídos a extraterrestres há mais de trinta anos e lembra que a região de Peruíbe concentra 40% dos relatos sobre o avistamento de Ovnis no Estado.

Ele informou que o novo caso deverá ser relatado e arquivado, para acesso público, no acervo sobre Ovnis do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. O Comando da Aeronáutica (Comaer) informou que, na noite do suposto pouso, não houve qualquer registro do evento nos órgãos de controle do espaço aéreo.

"Além disso, é importante esclarecer que o Comando da Aeronáutica não dispõe de estrutura especializada para realizar investigações científicas a respeito desse tipo de fenômeno aéreo, o que impede a instituição de apresentar qualquer parecer sobre esses acontecimentos", disse em nota.

Registros

A cidade praiana realiza anualmente o Encontro Ufológico de Peruíbe - em junho último, quando acontecia a 12.a edição do evento, as redes sociais foram tomadas por imagens mostrando algo parecido com um disco-voador nos céus da cidade.

Os registros acontecem desde a década de 1990. Na noite de 17 para 18 de agosto de 2009, um suposto Ovni teria pousado no Bairro São José, na zona rural, a 300 metros da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Uma moradora do bairro avistou a marca, com cerca de 14 metros por 8, e informou outras pessoas. O local passou a atrair curiosos e foi pesquisado pelo Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (Geubs). Em janeiro de 2011, o biólogo e ufólogo Paulo Aníbal relatou ter visto uma esfera alaranjada sobrevoando a Praia do Costão, antes de desaparecer por trás da Serra do Mar.

O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), disse que as aparições de objetos voadores não identificados atraem pesquisadores e ajudam o turismo da cidade. Segundo ele, quem cuida do tema são os pesquisadores e ufólogos, mas a prefeitura dá apoio. "

A pedido deles, a prefeitura isolou a área e está colaborando com as pesquisas. Fizemos o registro do local por imagens. O que está acontecendo não é de agora. Temos um encontro anual de ufólogos que, este ano, reuniu cerca de 1.200 pessoas. Nesse evento Peruíbe foi proclamada a capital brasileira dos Ovnis. Somos uma estância turística e isso é bom para o turismo", disse. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia