'Esquece', diz Cunha sobre tentativa de fechar delação com a PGR

Ex-deputado acompanhou mais um dia de interrogatórios na Justiça Federal em Brasília

© Adriano Machado / Reuters

Política Lava Jato 31/10/17 POR Folhapress

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse nesta terça-feira (31) que sua delação premiada não está em questão. "Esquece", respondeu, ao ser questionado pela reportagem sobre uma eventual colaboração com a PGR (Procuradoria-Geral da República).

PUB

O ex-deputado acompanhou mais um dia de interrogatórios na Justiça Federal em Brasília. Ele é acusado, em ação penal, de chefiar um esquema de cobrança de propinas para liberar recursos da Caixa Econômica Federal a grandes empresas.

Nesta terça (31), depôs o corretor Lúcio Bolonha Funaro, delator da Lava Jato. Cunha disse estar "tranquilíssimo" sobre as acusações do colaborador e que está disposto a fazer um teste do polígrafo (detector de mentiras) com Funaro.

+ Gilmar Mendes suspende transferência de Cabral para o MS

"Faço o teste depois, faço qualquer teste que ele quiser. É um mentiroso contumaz. Ele tem de sustentar a mentira dele", comentou Cunha, ao sair da audiência.

Em seu interrogatório, Funaro havia desafiado o ex-deputado a passar pelo chamado detector de mentiras: "Estou disposto a fazer um teste do polígrafo com Eduardo Cunha para parar de me chamar de mentiroso."

A proposta foi feita pelo corretor quando ele reclamava que a defesa de Cunha o acusou "formalmente" de "roubar" um anexo de sua delação, cuja negociação não avançou. "Isso só pode partir de alguém que tem uma apoteose mental", declarou.

O corretor respondeu a 180 perguntas da defesa de Cunha. Confirmou a cobrança de propinas em operações da Caixa para beneficiar o ex-deputado e seu grupo. Relatou também ter pago uma série de despesas do peemedebista, entre elas a compra de carros e de um flat, antes pertencente ao jogador de futebol Vampeta.

Funaro afirmou ainda que quitou despesas para os filhos de Cunha e pagou os honorários de um advogado para o ex-deputado na Suíça.

Em alguns momentos, o corretor elevou a voz e demonstrou irritação com os questionamentos da defesa de Cunha. Num tom de ameaça velada, sugeriu que poderia ter contado mais em sua delação. "Se eu quisesse influenciar [a PGR], podia ter dito que o Eduardo Cunha é sócio do Ricardo Andrade Magro, um dos maiores sonegadores do país", afirmou.

Dono do grupo controlador da Refinaria de Manguinhos, Magro é investigado por fraudar o Fisco e no ano passado foi incluído na lista de foragidos da Interpol.

O interrogatório de Cunha está marcado para a segunda-feira (6). O ex-deputado não pretende responder a questionamentos das defesas de seus delatores, Funaro e o ex-vice presidente da Caixa Fábio Cleto. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda