No Japão, Trump avisa à Coreia do Norte: 'ninguém deve nos subestimar'

No Japão, Trump dá recado à Coreia do Norte: 'ninguém deve nos subestimar'

© Kim Kyung Hoon/Reuters

Mundo recado 05/11/17 POR Folhapress

O presidente Donald Trump advertiu, neste domingo (5), que "nenhum ditador" deveria subestimar os Estados Unidos, em uma alusão quase explícita à Coreia do Norte, que se apresenta como tema dominante de sua viagem à Ásia, que começou pelo Japão.

PUB

"Ninguém, nenhum ditador, nenhum regime deveria subestimar a determinação dos EUA", disse Trump diante de soldados americanos e japoneses na base aérea de Yokota, cerca de 40 km a oeste de Tóquio, em sua chegada ao Japão neste domingo.

+ Tufão Damrey deixa 19 mortos e rastro de destruição no Vietnã

Trump anunciou aos jornalistas a bordo do Air Force One que espera se reunir com seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante a viagem, como parte das tentativas da comunidade internacional de encontrar uma solução para a crise da Coreia do Norte.

"Creio que está previsto um encontro com Putin, claro. Queremos a ajuda de Putin com a Coreia do Norte, e vamos nos reunir com muitos líderes diferentes", disse. A viagem, a primeira de Trump pela região e a mais longa que um presidente americano faz em 25 anos -vai durar cerca de 11 dias- ocorre depois de meses de tensão entre Washington e Pyongyang.

O jornal do partido único no poder na Coreia do Norte, "Jodong Sinnmun", instou Trump a evitar qualquer "declaração irresponsável". "Se os EUA cometem um erro de interpretação a respeito da vontade de ferro da Coreia do Norte, esta se verá obrigada a dar seguimento a um castigo decidido e sem piedade (...), mobilizando todas as suas forças", afirmou o diário em um editorial. Após o Japão, Trump visitará ainda a Coreia do Sul, a China, o Vietnã e as Filipinas.

GOLFE

Trump tentou tranquilizar o premiê Shinzo Abe sobre o compromisso de Washington com a segurança de seu país. Mísseis norte-coreanos sobrevoaram várias vezes a ilha japonesa de Hokkaido, e Pyongyang ameaçou "afundá-la".

"O Japão é um sócio valioso e um aliado crucial" dos EUA", afirmou Trump. Por sua vez, Abe saudou a "visita histórica do presidente" e disse que queria "reforçar ainda mais os vínculos da aliança americano-japonesa".

"Queremos ter tempos de discutir diversos desafios internacionais, o primeiro deles a questão norte-coreana", afirmou diante da imprensa em Tóquio. Nove meses depois de sua primeira partida de golfe, na Flórida, os dois voltaram a se reunir neste domingo em um campo de golfe, no Kasumigaseki Golf Club.

Diante dos meios de comunicação, assinaram dois bonés nos quais se podia ler a frase: "Donald e Abe farão com que a aliança seja ainda mais forte". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 23 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 23 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 19 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Guangzhou Há 19 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 21 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 22 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

fama JERRY-SEINFELD Há 22 Horas

Jerry Seinfeld culpa extrema esquerda e politicamente correto pelo fim da comédia

esporte Brasil Há 13 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Antes da fama Há 23 Horas

Os piores trabalhos dos famosos, segundo eles mesmos