Serra quer que PSDB defenda parlamentarismo na eleição de 2018

O parlamentarismo é o sistema em que o país é comandado por um primeiro-ministro escolhido pelo Poder Legislativo, que pode trocar o mandatário a qualquer momento

© Reuters

Política campanha 10/11/17 POR Folhapress

Voz ativa na campanha para que o Brasil substitua o presidencialismo pelo parlamentarismo, o senador José Serra (PSDB-SP) afirmou nesta quinta-feira (9) que seu partido deveria, na eleição do ano que vem, defender a mudança no sistema de governo.

PUB

"A minha reivindicação é que, na campanha presidencial do ano que vem, se apresente, pelo menos pelo lado do PSDB, o parlamentarismo como proposta para ser implantado a partir de 2022", disse o tucano durante debate sobre o tema na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Com esse movimento, segundo ele, o próximo governo seria de transição entre um modelo e outro. O parlamentarismo, que já foi rejeitado pela população em dois plebiscitos (em 1963 e em 1993), é o sistema em que o país é comandado por um primeiro-ministro escolhido pelo Poder Legislativo, que pode trocar o mandatário a qualquer momento.

+ Aloysio Nunes: 'Desse jeito, vamos dar a presidência ao Lula em 2018'

Ao discutir prós e contras do modelo, Serra afirmou que não se lembra em quem votou para deputado federal nas eleições de 2014.

"Olha, eu vou te ser bem franco: eu, José Serra, não lembro em quem eu votei para deputado federal. Eu não lembro. Devo ter votado em alguém, mas eu não lembro", disse.

A declaração foi feita enquanto o senador rebatia a crítica frequente, segundo ele, de que o parlamentarismo não funcionaria no Brasil com o sistema eleitoral atual.

O tucano também pediu que levantassem o braço aqueles na plateia que se recordavam do candidato a deputado federal em que votaram no pleito passado. A maior parte das pessoas ergueu o braço. "Puxa, é um público muito politizado. Dá mais ou menos uns 60%." Rindo, ele disse que a amostra estava longe de corresponder à média na população.

Serra lembrou então que o Brasil tem discutido propostas de alteração no sistema eleitoral. A adoção do modelo distrital na votação para o Legislativo foi intensamente debatida na reforma política que movimentou o Congresso neste ano, mas acabou enterrada.

Para o senador, com o distrital haveria duas vantagens: cresceria a representatividade do eleito e o custo da campanha seria reduzido. Serra disse que, embora pessoalmente apoie o distrital puro, há mais "conciliação" em torno do misto. Ele defendeu que se aprove o funcionamento desse modelo a partir de 2020.

'TEMER NÃO É CONTRA'

Em sua fala na Alesp, Serra também confrontou a tese de que o parlamentarismo causaria instabilidade. "No parlamentarismo, mudança de governo é solução para a crise, não é o acirramento da crise", afirmou, citando o caso de presidentes da República que sofrem impeachment.

O tucano disse ainda que vai se empenhar para que o projeto em tramitação no Senado que propõe a adoção do parlamentarismo avance até o ano que vem. Segundo ele, o presidente Michel Temer "não é contra" a ideia."Não diria que é entusiasta, mas não é contra", afirmou.

Serra disse que sugeriu ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a criação de uma comissão na Casa para discutir o parlamentarismo depois que for aprovada a implementação do voto distrital misto. Segundo o tucano, Eunício concordou com o plano.

Nesta semana, Serra se disse disposto a disputar a eleição no ano que vem, mas não especificou para qual cargo deve concorrer.

Também participaram do encontro na Assembleia o ex-deputado federal Eduardo Jorge (PV-SP) e especialistas no tema.

O debate foi proposto pelo deputado estadual Davi Zaia (PPS-SP), coordenador da Frente Parlamentar Franco Montoro em Apoio ao Parlamentarismo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 12 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo