Chapecoense faz homenagem a vítimas um ano após acidente aéreo

Clube organizou cerimônia fechada para familiares; ministro do Esporte distribuiu medalhas aos sobreviventes

© Francisco Medeiros / Ministério do Esporte

Esporte cerimônia 12/11/17 POR Notícias Ao Minuto

A Chapecoense organizou nesse sábado (11) em Chapecó (SC) uma cerimônia particular para sobreviventes e familiares da vítimas do acidente aéreo que matou 71 pessoas em novembro de 2016.

PUB

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, participou do evento e distribuiu medalhas aos homenageados. No total, 68 famílias participaram do evento. Os agraciados foram chamados de dez em dez e receberam a honraria das mãos do ministro, do presidente da Chapecoense, Plínio David de Nês, do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e do deputado federal Celso Maldaner. O zagueiro Neto recebeu a Cruz e o Mérito Desportivo, representando todos os sobreviventes do acidente.

+ Ex-companheiro de Neymar diz ser 'muito melhor' jogar sem ele

“São as duas maiores honrarias do esporte. A entrega tem uma importância muito grande porque essa tragédia se tornou um marco para toda a população”, disse Picciani. “Mas até na tristeza, o esporte consegue levar bons exemplos, como a união, a solidariedade, a compaixão. Foi algo que marcou todo o Brasil, por isso a importância de o país reconhecer e fazer essa homenagem”, disse.

O presidente da Chapecoense, Plínio David de Nês, agradeceu o gesto e a presença do ministro. “Traz um conforto para as famílias, que recebem hoje, num misto de tristeza e alegria, essa honraria como reconhecimento do povo brasileiro àqueles que representaram dignamente o sonho de todo esportista brasileiro”, afirmou.

Relembre

O voo CP2933 da companhia boliviana LaMia, que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Club Atlético Nacional, decolou em 28 de novembro de 2016 de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, rumo a Rionegro, na Colômbia. Por volta das 22h (horário local), quando estava a cerca de 30 quilômetros do Aeroporto Internacional José María Córdova, a aeronave declarou emergência elétrica e caiu a poucos quilômetros da pista. Na aeronave viajavam 77 pessoas, entre jogadores, dirigentes, jornalistas e funcionários do clube. Apenas seis passageiros sobreviveram, sendo quatro brasileiros: os atletas Alan Ruschel, Jakson Follmann e Neto; e o jornalista Rafael Henzel. Com informações do Ministério do Esporte.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto 26/04/24

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina