Produtora de Lars von Trier é investigada após acusações de assédio

Mulheres afirmaram que a Zentropa permitia um ambiente tóxico de trabalho

© REUTERS/Thomas Peter

Cultura cinema 13/11/17 POR Folhapress

 A Zentropa, empresa produtora de cinema do diretor dinamarquês Lars von Trier, está sendo investigada após nove ex-funcionárias denunciarem casos de assédio sexual e moral no trabalho. Em reportagem publicada no jornal dinamarquês "Politiken", as mulheres afirmaram que a produtora permitia um ambiente tóxico de trabalho, em que assédio sexual, degradação e assédio moral eram práticas comuns.

PUB

+ ‘Justiceiro’: produção da Netflix com a Marvel expõe 'nervo' dos EUA

O cineasta dinamarquês não foi diretamente acusado. Já o co-fundador da Zentropa, Peter Aalbæk Jensen, foi acusado de assédio sexual por diversas mulheres. Segundo as ex-funcionárias, houve casos em que Jensen apalpava os seios delas, pedia que utilizassem grampos nos mamilos e premiava as funcionárias que se despissem mais rápido em frente a ele.

Jensen, que é dono de 25% da empresa, respondeu que não se lembra dos casos citados, mas negou manter uma cultura de assédio. Ele afirmou que não tem "interesse em submissão e humilhação", mas que está "interessado em desafiar limites".

O atual diretor executivo da empresa, Anders Kjærhauge, negou as acusações de assédio e disse que vai rever as práticas de trabalho. "Iniciamos um processo com nossos funcionários para preparar uma visão mais clara em relação ao que é um bom ambiente de trabalho", disse. Fundada em 1992, a Zentropa produziu mais de 200 filmes, entre eles "Melancolia" (2011) e "Anticristo" (2009), de Lars von Trier, e "A Caça" (2012), de Thomas Vinterberg.

BJÖRK

A artista islandesa Björk afirmou, em outubro, que sofreu assédio sexual de um cineasta dinamarquês, cujo nome não foi revelado, durante a produção de um filme. Segundo ela, esse diretor não identificado teria assediado e "tocado" a cantora, e depois respondido com mau humor e punições às recusas dela às tentativas.

A cantora protagonizou o filme "Dançando no Escuro" (2000), de von Trier, e, na época, a imprensa relatou que os dois tiveram problemas. Confrontado pelas especulações, o cineasta negou, no mês passado, as acusações de Björk. "Não foi o caso. Mas definitivamente não somos amigos, isso é um fato", disse von Trier. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando