Com presidente filipino, Trump ignora direitos humanos

Duterte é artífice de uma violenta cruzada antidrogas que já levou à execução de milhares de pessoas

© Reuters

Mundo Diplomacia 13/11/17 POR Folhapress

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (13) que tem um "ótimo relacionamento" com o líder filipino, Rodrigo Duterte, após um encontro em que só houve breves menções à situação dos direitos humanos no país do segundo.

PUB

A reunião ocorreu na capital filipina, Manila, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

+ Igreja do Texas é reaberta sete dias após atentado que deixou 26 mortos

Grupos de defesa dos direitos humanos pressionam Trump a ser mais rígido com Duterte, artífice de uma violenta cruzada antidrogas que já levou à execução de milhares de pessoas.

"Somos seu aliado, um aliado importante", disse Duterte ao republicano no início da reunião. Ao que Trump respondeu: "Temos tido um ótimo relacionamento. Ele tem sido muito bem-sucedido".

Mais tarde, um porta-voz do governo filipino disse que a pauta da conversa não tinha incluído os direitos humanos, mas a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou que o tema fora, sim, tratado, ainda que rapidamente.

"A conversa se concentrou no Estado Islâmico, nas drogas ilegais e no comércio. Os direitos humanos vieram à tona no contexto da luta das Filipinas contra as drogas ilegais", afirmou ela.Na semana passada, Duterte havia dito que mandaria o presidente dos EUA "ficar na sua" se ele abordasse acusações de violações de direitos humanos.

Duterte já foi chamado de "Trump do Oriente" por seu estilo e linguagem ríspidos. Mais de 3.900 pessoas já morreram na guerra às drogas lançada por Duterte ao tomar posse, em 2016. Seu governo afirma que a polícia age em legítima defesa, mas críticos denunciam execuções ilegais.

Os EUA e as Filipinas, ex-colônia norte-americana, são aliados estratégicos desde a Segunda Guerra (1939-45), mas a relação ficou tensa após a eleição de Duterte, pois ele havia defendido uma aproximação de adversários americanos, como Rússia e China.

GAFE

Conhecido pelos apertos de mão longos e vigorosos com outros líderes mundiais, Trump se atrapalhou nesta segunda na sessão de cumprimentos da cúpula asiática. O mestre de cerimônias pediu que os líderes reunidos para a foto oficial do evento fizessem o "aperto de mão da Asean", para o qual eles devem ficar perfilados e se cumprimentar com a mão invertida – ou seja, usar a direita para cumprimentar a pessoa à esquerda, e vice-versa –, de modo que os braços se cruzem.

+ Mais de 440 pessoas morrem em terremoto entre Irã e Iraque

A saudação é uma tradição nos encontros do grupo. Trump, porém, de início não entendeu as instruções e simplesmente cruzou as mãos na frente do corpo. Ao perceber o erro, o americano apenas apertou protocolarmente a mão dos dois colegas que estavam a seu lado -Duterte e Nguyen Xuan Phuc, premiê do Vietnã.

Ele então olhou para os lados e fez o movimento correto, com os braços invertidos. Como é mais alto que Duterte e Nguyen, só conseguiu alcançar os dedos dos colegas. Apesar da gafe, o americano sorriu e manteve o cumprimento de maneira prolongada, como é sua marca. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 5 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico