Uma em cada 3 mulheres é agredida pelo companheiro na Itália

De acordo com a pesquisa, a maior parte das vítimas tem entre 15 e 49 anos

© iStock

Mundo violência 14/11/17 POR Ansa

Uma em cada três mulheres é agredida pelo companheiro e, entre aquelas gravemente abusadas, mais de dois terços apresentam sintomas de estresse pós-traumático até três meses depois da violência. Essa é a conclusão apresentada em um estudo alarmante coordenado pelo Instituto Superior de Saúde da Itália nesta terça-feira (14).

PUB

De acordo com a pesquisa, a maior parte das vítimas atendidas em hospitais e centros médicos tem entre 15 e 49 anos e mais de um terço é proveniente de outras nações.

+ Tiroteio deixa três mortos e vários feridos em escola da Califórnia

A pesquisa ainda mostrou outro número assustador: 17,9% das meninas até 14 anos que vão a um pronto socorro por conta da violência são vítimas de uma agressão sexual.

As consequências da violência na saúde das mulheres vão desde situações de extrema gravidade, como a interrupção abrupta de uma gravidez ou lesões de traumas físicos (queimaduras, envenenamentos e perdas de movimento dos membros) até a morte.

Outro ponto abordado pela pesquisa é a grande quantidade de mulheres com graves problemas psicológicos, que incluem a síndrome de lesão pós-traumática, depressão, abuso de substâncias químicas e comportamentos auto-agressivos - como tentativas de suicídio e distúrbios alimentares.

O projeto, que fez uma fotografia das mulheres vítimas de violência, foi uma ação do Centro para o Controle de Doenças (apoiado pelo Ministério da Saúde) e pela entidade Revamp, que cuida de mulheres em situação de vulnerabilidade.

- Números: Em números, 35% das mulheres sofreram agressões dos cônjuges ou parceiros sentimentais - entre os homens, esse índice cai para menos de 10%. Quase 85% dos casos de violência contra elas são realizados por pessoas conhecidas, dado que cai para menos de 40% no caso deles.

"Nos prontos socorros que participaram do estudo, emerge que, para as mulheres em idade fértil vítimas da violência, a segunda causa de entrada no PS é referente à violência sexual, sendo um caso em cada 20 atendidos", disse um dos coordenadores da pesquisa, Alessio Pitidis.

A grande maioria das agressões físicas (88%) são realizadas com as mãos ou com violência física, sem o uso de instrumentos ou objetos.

Três meses depois da saída do hospital, cerca de 67% das mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual apresentava sintomas de estresse pós-traumático. Um valor equivalente àqueles das vítimas de grandes desastres, incluindo os atentados terroristas. Com informações da Ansa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 20 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 19 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 20 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 13 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 12 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 18 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 18 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 18 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 18 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos