Atriz é acusada de 'embranquecer' Maria Carolina de Jesus no teatro

Escritora é interpretada por Andréia Ribeiro, que tem pele clara; artista afirma que queria fazer homenagem

© Reprodução

Cultura denúncia 14/11/17 POR Notícias Ao Minuto

A atriz que interpreta a escritora negra Carolina Maria de Jesus em espetáculo que estreou no último dia 9 no Rio de Janeiro foi criticada por ter pele clara em uma série de publicações que viralizaram nesta terça-feira (14) nas redes sociais. As publicações mostravam comparação entre a foto da autora de 'Quarto de Despejo' e a atriz Andréia Ribeiro.

PUB

"Será que não tem alguma coisa errada? Será que daqui uns anos Pelé vai ser interpretado por brancos na telona, assim como nas novelas do Egito e tantas outras representatividades negras que foram embranquecidas?", questiona trecho do texto escrito por Neemias Silva Nascimento, cujo post superou 2,6 mil curtidas e 1,6 mil compartilhamentos. Nomes de expressão do ativismo negro, como a arquiteta Stephanie Ribeiro, compartilharam a publicação.

+ Grupo de Silvio Santos faz obras em área vizinha ao Teatro Oficina

 

Em resposta, Andréia Ribeiro afirmou que fazer o espetáculo era um "sonho antigo" que levou quatro anos de pesquisa para ser realizado. Ela relembra ter encenado a peça em outras temporadas (foto abaixo), com autorização da família da escritora.

"O teatro é lúdico. Nele, um ator jovem pode interpretar um velho, um homem pode fazer uma criança, uma mulher pode encarnar um homem, uma árvore... Sabiam que tem um ator, um homem, que interpreta Carolina há 15 anos? Enfim, essa convenção libertária maravilhosa é o que diferencia o teatro de outros veículos e permite, por exemplo, que o Nós do Morro apresente Romeu e Julieta de Sheakespeare em Londres e que Milton Gonçalves viva o pai da judia Anne Frank. Diferente do cinema e da televisão, que têm um apelo naturalista e são mercados com altos investimentos e concessões públicas. Estamos homenageando Carolina e torcemos para que todos leiam sua obra, divulguem e debatam", escreveu Andréia, em sua página no Facebook.

Outros casos

No cinema, situação semelhante aconteceu com a atriz Zoe Saldana, que interpretou a cantora Nina Simone na cinebiografia 'Nina'. A caracterização foi criticada porque a atriz teve de usar maquiagem muito mais escura do que seu tom de pele natural, além de uma prótese no nariz, para se aproximar da aparência física da diva do jazz. O filme acabou sendo um fiasco de crítica e bilheteria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 22 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 21 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 20 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 20 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 20 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 20 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos