Limitação física foi desafio para Garfield em novo filme

"Uma Razão para Viver", de Andy Serkis, conta história de inglês que ficou paralisado do pescoço para baixo ao contrair pólio aos 28 anos

© Fred Thornhill / Reuters

Cultura lançamento 16/11/17 POR Folhapress

Enquanto caminha pelas ruas de Londres, onde vive, o ator Andrew Garfield costuma ser abordado por fãs do seu personagem mais famoso. "Muitos nem chegam perto e só gritam 'Homem-Aranha', de longe", conta, em entrevista à reportagem, em um hotel no centro da capital inglesa.

PUB

Porém seus tempos de enfrentar vilões na tela e de fazer acrobacias no ar ficaram para trás. O foco de seu novo filme propõe uma discussão sobre o sentido da vida: "Uma Razão para Viver", de Andy Serkis, no qual Garfield atua quase sem se mexer.

O filme pode dar ao ator uma nova indicação ao Oscar após a nomeação na edição passada por "Até o Último Homem", de Mel Gibson.

O ator interpreta a história real de Robin Cavendish, inglês que ficou paralisado do pescoço para baixo ao contrair pólio aos 28 anos e que se tornou um símbolo da luta de deficientes por dignidade e qualidade de vida. Durante a maior parte do filme, ele atua sentado ou deitado, movendo apenas a cabeça.

O título do filme em português é uma adaptação do original em inglês "Breathe" (respirar). Trata-se de uma referência ao aparelho que o mantêm vivo com respiração artificial, e que é praticamente um personagem no filme. Mas Garfield acha que a versão brasileira funciona bem.

"Adoro este título. Acho que faz muito sentido. O filme tenta responder a essa pergunta: Por que estamos aqui? O que estamos fazendo? Como damos sentido a esta vida que nos foi dada?", diz.

+ Tom Cruise poderá estrelar filme de Tarantino sobre Charles Manson

Segundo ele, viver um personagem com deficiência o levou a pensar sobre o privilégio de ter um corpo que funciona.

"Nós, que temos nossos corpos e não enfrentamos dificuldades, ficamos muito preguiçosos e complacentes. É só quando isso é ameaçado que as coisas precisam ganhar foco e as pessoas precisam responder a essas perguntas. Por que estou respirando neste mundo? Esta é a pergunta do filme."

De acordo com o astro, a experiência serviu para que ele repensasse sua própria vida.

"Quando nasci, contrai meningite, e isso podia ter me matado ou me deixado com sequelas graves. Não aconteceu, mas acho que é algo que faz parte da minha vida, e penso sobre isso frequentemente. Saber disso é algo que deixa resíduos em mim."

É assim que ele constrói a atuação do seu personagem paralisado. "Foi muito interessante entrar naquele corpo e naquela circunstância. Você aprende muito sobre seu próprio corpo", conta.

"Ainda há muito que precisa ser feito pelos direitos dos deficientes no mundo."

Garfield não conhecia a história de Cavendish até se deparar com o roteiro do filme e ficou comovido com a história de amor entre seu personagem e Diane (Claire Foy). É ela quem dá força a Cavendish e o ajuda a sobreviver.

AVISO DE SPOILER

O filme também propõe uma discussão sobre eutanásia e ética médica. Isso porque Cavendish decidiu dar fim à própria vida, quando seu corpo começou a dar sinais de que pararia de funcionar completamente.

"Acho que é uma questão muito pessoal. Robin tomou a decisão que tomou. E parece uma decisão positiva, de uma forma estranha", diz.

"Não acho que as pessoas devem interferir na vida e nas decisões de outras pessoas. Não há doutrina religiosa que possa me convencer do contrário. É uma decisão pessoal", defende Garfield. Com informaçõs da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 18 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 16 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 9 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 17 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 18 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 18 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 9 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 18 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 15 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada