Hariri aceita convite de Macron e deve ir para França

A confirmação foi dada hoje (16) pelo chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, mas sem citar a data específica em que Hariri chegaria a Paris

© Reuters

Mundo líbano 16/11/17 POR ANSA

O primeiro-ministro demissionário do Líbano, Saad Hariri, aceitou o convite do presidente francês, Emmanuel Macron, e deve viajar em breve ao país europeu. O político na Arábia Saudita desde sua repentina renúncia, em 4 de novembro.

PUB

A confirmação foi dada hoje (16) pelo chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, mas sem citar a data específica em que Hariri chegaria a Paris. De acordo com o Palácio do Eliseu, o convite de Macron foi um "ato de amizade". A França se nega a falar em "asilo político" a Hariri, apesar de especialistas acreditarem que o status possa ser concedido no futuro.

A demisão de Hariri abriu uma nova crise no Oriente Médio envolvendo as duas maiores potências muçulmanas da região, a sunita Arábia Saudita e a xiita Irã. O premier chefiava um gabinete de união nacional que incluía o Hezbollah, apoiado pelo Irã. As autoridades do Líbano e o Hezbollah acusam a Arábia Saudita de forçar Hariri a renunciar para desestabilizar o país, mantendo-o como refém em Riad.

+ Homem-bomba se explode e deixa 7 mortos em Cabul

"Após falar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e com o premier libanês, Saad Hariri, Macron convidou Hariri e sua família para a França", disse o Palácio do Eliseu.

Hariri tem nacionalidade saudita, mas é da vertente xiita do Islã. Ele renunciou abruptamente ao cargo de premier através de um comunicado transmitido por uma emissora da Arábia Saudita em 4 de novembro. Desde então, não voltou ao país. Apesar do próprio Hariri negar que tenha sido sequestrado ou esteja mantido refém, o governo do Líbano acredita que a Arábia Saudita esteja impedindo-o de voltar ao país.

Hariri argumenta que renunciou ao cargo devido à crescente influência do Irã e do Hezbollha, além de receber ameaças de morte. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 14 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 22 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 18 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 22 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 15 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 14 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'