Os melhores ingredientes para cada problema de pele

Manchas? Olheiras? Pele seca? Conheça os ingredientes que deve procurar no rótulo dos cosméticos

© DR

Lifestyle Beleza 16/11/17 POR Notícias Ao Minuto

Na hora de zelar por uma pele saudável e cuidada, há uma regra que jamais pode falhar: respeitar o tipo de pele e as suas necessidades.

PUB

Por mais fiel que queiramos ser a uma marca ou a um produto, a verdade é que a nossa pele envelhece e sofre diariamente inúmeras agressões internas e externas, o que faz com que as suas necessidades mudem com o passar do tempo, tornando quase imperativa a adaptação constante da rotina de beleza.

+ Casal brasileiro larga tudo, menos cachorro, para velejar pelo mundo

Mas para que a nova rotina de beleza seja eficaz na tarefa de dar à pele o que realmente necessita, é preciso conhecer os ingredientes que mais fazem falta em determinados problemas cutâneos.

Olhando para os 'dramas' de pele mais comuns, o site Refinery 29 listou alguns dos ingredientes que não podem faltar no rótulo dos produtos cosméticos. Tome nota e dê um 'boost' à sua pele.

Olheiras. Para combater as olheiras, seja as que formam uma mancha negra em torno dos olhos ou as que dão origem a papos, nada como apostar em cremes com vitamina C, um micronutriente com poder anti-inflamatório e antioxidante que promove uma reposição da pigmentação normal da pele. Além disso, explica a publicação, a vitamina C ajuda na produção de colágeno e promove a firmeza da pele.

Manchas. Já ouviu falar em hidroquinona? Este é o ingrediente que deve procurar nos rótulos dos produtos destinados ao fim dos pontos negros. Este componente tem um impacto direto na pigmentação, ajudando a aliviar as manchas escuras da pele. O ideal é usar um creme com este ingrediente à noite e aplicar todos os dias um fator de proteção solar que se adapte à estação do ano em que se está.

Acne. Apesar de o tratamento variar de pessoa para pessoa - uma vez que são muitos os fatores que podem impulsionar o problema -, há uma molécula derivada da vitamina A (o adapalene) que promete ser verdadeiramente eficaz, uma vez que combate a inflamação e consegue prevenir o aparecimento de espinhas ou o agravamento das mesmas.

Secura. Também dependente do estilo de vida, a secura da pele pode ser facilmente atenuada com a presença de ácido hialurônico num creme, nada mais do que uma molécula capaz de nutrir e hidratar a pele devidamente.

Muito brilho. Todas as pessoas gostam de ter uma pele que espelhe saúde, mas o brilho a mais nunca é bem-vindo. A melhor forma de o combater é através da esfoliação cuidada. Contudo, a eficácia depende sempre de um ingrediente concreto: o ácido glicólico, que consegue remover de forma segura as células mortas que se acumulam na pele e causam o excesso de brilho.

Vermelhidão. Há quem só fique com o rosto vermelho depois do exercício físico ou quando fica embaraçado, mas há quem tenha sempre o vermelhidão em qualquer situação do dia, algo que causa embaraço e pode afetar a autoestima da pessoa. Combater este 'mal' depende da simples presença de extrato de chá verde nos cremes usados diariamente, um ingrediente que é rico em antioxidantes e que possui um elevado poder anti-inflamatório.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Signos 16/05/24

Três signos que são misteriosos e (quase) impossíveis de decifrar

Lifestyle Cardiologia 16/05/24

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros

Lifestyle Ansiedade 16/05/24

Doze alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade

Lifestyle Alimentação 16/05/24

Quer preservar a memória? Aposte em alimentos ricos em antioxidantes

Lifestyle Saúde 16/05/24

Pesquisa: o que mudou após fim da proibição de doação de sangue por gays?

Lifestyle Saúde 16/05/24

5 dicas para cuidar da saúde mental do seu filho

Lifestyle Destinos 16/05/24

O destino turístico mais popular no ano que você nasceu!

Lifestyle Vícios 16/05/24

Cigarro eletrônico pode causar dificuldade para dormir, aponta entidade médica

Lifestyle Medicamentos 16/05/24

Parar de tomar esses remédios do nada pode ser perigoso