Patrão de brasileira morta em Lisboa pagará translado do corpo

Grupo de brasileiros também estava se mobilizando através das redes sociais para colaborar com o envio do corpo de Ivanice Carvalho da Costa para o Paraná

© Reuters

Mundo solidariedade 18/11/17 POR Notícias Ao Minuto

Agora há pouco, no início da tarde desta sexta-feira (17), o patrão de Ivanice Carvalho da Costa, a brasileira morta acidentalmente pela polícia portuguesa, se ofereceu para pagar o translado do corpo de Lisboa para o Brasil.

PUB

"O dono do café do aeroporto, onde trabalhava a 'Nice', vai pagar estas despesas", revelou ao jornal português Expresso, a tia materna da vítima, Célia da Costa.

A brasileira foi atingida no pescoço e morreu antes de chegar ao hospital. Segundo a imprensa portuguesa, o carro em que ela estava com o marido foi atingido por pelo menos 20 tiros. Os policiais estavam em busca de um veículo modelo Seat Leon de cor preta usado por assaltantes que atacaram um caixa eletrônico. A vítima e o marido estavam em um Renault Megane preto, a caminho do trabalho, no Aeroporto de Lisboa.

Ainda conforme informações da imprensa portuguesa, o marido da vítima, que também é brasileiro, estava sem habilitação e sem seguro do carro. Por isso, quando recebeu ordem de parada da polícia, se assustou e tentou recuar. Após furar uma barreira, o veículo foi atingido por cerca de 20 disparos.

Mobilização de brasileiros

Contudo, antes de existir uma solução para o translado do corpo de Ivanice Carvalho da Costa, um 'post' dentro do grupo chamado "Apoio a brasileiros em Lisboa" na rede social Facebook, a jovem Raquel Froes, 25 anos, abriu um tópico com a sugestão de ajuda à família da vítima, para angariar fundos e colaborar com o envio do corpo para o país.

Pessoal, hoje uma brasileira foi morta por engano em portugal. O estado nao se responsabiliza e a mãe não tem dinheiro para enviar o corpo para o brasil. Eu não a conhecia, nem de longe, mas fiquei emocionada com o assunto. Principalmente porque..... poderia ser qualquer um de nós. Acho que a comunidade brasileira se reune pouquissimas vezes aqui fora, mas agora não seria a hora? se cada um doasse no maximo 5 eurinhos ja nao fazia muita diferenca? O que voces acham?Logo em seguida, mais de 200 brasileiros responderam ao chamado e se mostraram dispostos a ajudar financeiramente. Segundo Raquel, que inclusive é voluntária numa ONG de apoio a imigrantes em Lisboa, como não se podia contar nem com o Itamaraty e tão pouco com o Ministério da Administração Interna de Portugal no que diz respeito ao dinheiro, o jeito era se unir e contar com a solidariedade uns dos outros.

"Falei com a embaixada [brasileira] em Lisboa e eles já informaram que é pouco provável que o Itamaraty colabore financeiramente, já que teriam que fazer o mesmo com todos os imigrantes espalhados pelo mundo em casos similares. O ministério [da Administração Interna] de Portugal também não paga esse translado, pois assim assumiria um papel de culpa, o que não é ocaso", explicou.

Raquel também informou que já havia entrado em contato com a família da brasileira em Amaporã, no noroeste do Paraná, e que eles disseram que não tinham condições financeiras para fazer o translado do corpo. Até a manhã desta sexta (17), a mãe da vítima Maria Luzia Silva Carvalho da Costa, dizia que o Governo português era quem tinha que providenciar o envio do corpo.

Leia também:  Policiais envolvidos em morte de brasileira estão 'muito abalados'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico