Dicas para viajar com o pet

São necessários alguns cuidados para garantir que tudo ocorra de forma tranquila, sem causar nenhum sofrimento ao animal

© Photo by NICOLAS TESSARI on Unsplash

Lifestyle Férias 19/11/17 POR Notícias Ao Minuto

A poucas semanas do fim de 2017, muitas pessoas já estão planejado a tradicional viagem das férias. Esse é o momento de reunir a família, brincar com as crianças, desbravar novos lugares e também para sair em um “passeio mais longo” com o seu pet. Mas, claro, são necessários alguns cuidados para garantir que tudo ocorra de forma tranquila, sem causar nenhum sofrimento ao animal.

PUB

+ Já começou os preparativos para o Natal? Cuidado com as costas

O primeiro passo, de acordo com René Rodrigues Junior, médico veterinário da clínica Magnus, é recomendável que o cão ou gato passe por uma avaliação veterinária antes da viagem, principalmente em caso de longas distâncias. Assim, surpresas desagradáveis em relação à saúde do animalzinho podem ser evitadas. Além disso, a carteira de vacinação sempre deve estar em dia - isso é obrigatório!

Para quem vai viajar de carro, os artigos 235 e 254 do Código de Trânsito Brasileiro exigem que os animais sejam transportados dentro de uma caixinha ou gaiola apropriada. Isso é fundamental não apenas para o conforto do pet, mas também para a segurança do motorista e dos passageiros. Outra dica importante é fazer algumas paradas ao longo do caminho para o bichinho relaxar, beber água, urinar e dar uma caminhada.

Já para aqueles que vão viajar de avião, é obrigatório o porte da GTA (Guia de Transporte Animal). Esse documento é uma espécie de “atestado médico” para o pet e pode ser adquirido de forma rápida com o um veterinário. A GTA evita qualquer transtorno burocrático com as companhias aéreas, aeroportos e até a imigração, mas vale a pena sempre se informar se o animal vai viajar em um compartimento próprio para transporte animal ou se poderá acompanhar o seu dono.

Quanto a alimentação, em roteiros superiores a oito horas, o recomendado é que os animais façam uma refeição leve, pouco antes de embarcar. No entanto, é essencial recompensar “o tempo perdido” ao fim da viagem, com o retorno à refeição normal do pet.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alimentação Há 23 Horas

7 alimentos para turbinar sua saúde digestiva e cardiovascular

Lifestyle Sono 03/05/24

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

Lifestyle Alimentação 03/05/24

Saiba qual alimento pode reforçar o ganho de massa muscular

Lifestyle Saúde Há 17 Horas

Sintoma de indigestão que pode ser semelhante a um ataque cardíaco

Lifestyle Covid-19 03/05/24

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Signos Há 13 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

Lifestyle Peso Há 21 Horas

Voltou a ganhar o peso perdido? Erros que não sabe que o levam a engordar

Lifestyle Relacionamentos Há 19 Horas

Pare de fazer essas coisas se quer que as pessoas gostem de você!

Lifestyle Saúde Há 15 Horas

As doenças que mais matam no mundo hoje - e como preveni-las