Esportistas são os que mais sofrem com dores na lombar, aponta pesquisa

Cerca de 80% da população mundial convive com esse problema

© iStock

Lifestyle DESCONFORTO 20/11/17 POR Notícias Ao Minuto

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial têm ou terá dor lombar em algum momento. Só no Brasil, 50 milhões de pessoas, por ano, se queixam da dor. Entre a comunidade esportiva, este sintoma é muito comum e pode ocorrer devido à prática inadequada de exercícios físicos ou mesmo por conta do mau condicionamento físico.

PUB

A lombalgia, dor que acomete a região lombar, parte inferior da coluna vertebral, se apresenta de forma aguda e crônica. Normalmente, causa um pequeno desconforto, principalmente quando a pessoa fica muito tempo na mesma posição, o que pode fazer com que a dor aumente progressivamente, agravando o desconforto da região. Em alguns casos, existe dor para caminhar, quadros de queimação e formigamento. Apesar de atingir pessoas de qualquer idade, a lombalgia costuma acometer homens e mulheres com mais de 30 anos, momento em que se inicia a perda da elasticidade e desgaste do disco.

+ 13 alimentos com mais potássio do que a banana

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, no início dos principais sintomas é necessário ter muita atenção, pois a ausência de tratamento pode causar danos permanentes. "Em atletas, a lombalgia é um dos principais motivos da incapacidade física, devido aos movimentos de flexão e rotação do tronco com sobrecarga da coluna. Categorias como o atletismo, ginástica, judô, mergulho e salto com vara são exemplos e práticas que, por conta do peso na estrutura vertebral, podem desencadear a dor lombar", explica o especialista.

Quase 70% das lesões são em adolescentes atletas que, muitas vezes, ainda estão na fase de desenvolvimento corporal e acaba prejudicando o seu desenvolvimento por conta do excesso de treinos. Já entre os adultos praticantes de esportes, o que mais se nota são lesões relacionadas às distensões musculares e problemas nos discos intervertebrais, associados às práticas inadequadas e falta de uma orientação específica.

O diagnóstico pode ser feito clinicamente por um médico, após uma anamnese (entrevista utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico) e um exame físico detalhado. Para o tratamento o médico pode recomendar repouso e afastamento das atividades físicas, sessões de fisioterapia, RPG e Pilates, pois visam fortalecer a musculatura e são muito úteis no caso de despreparo físico. O médico também deve ser o responsável por prescrever medicamentos como analgésicos para a redução da dor ou anti-inflamatórios para evitar ou diminuir uma possível inflamação.

“Apenas lembrando que dor lombar que impeça de dormir ou que dure mais de cinco dias é recomendado procurar a ajuda médica”, finaliza o especialista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula