Rio de Janeiro recebe festival de filmes de futebol

Primeiro do continente latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol vai contar com 42 filmes, com entrada franca

© Divulgação

Cultura Cine Foot 22/11/17 POR Notícias Ao Minuto

O Rio de Janeiro recebe a 8ª edição de Festival de Cinema de Futebol "Cine Foot" a partir desta quinta-feira (23). O diretor do evento falou com exclusividade à Sputnik Brasil sobre a programação e a importância do festival, destacando a participação da Rússia na programação.

PUB

O festival de cinema "Cine Foot" é o primeiro do continente latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol.

+ Bahia Street Art promove oficinas culturais e educativas nas escolas

Sua programação vai contar com 42 filmes, com entrada franca em quatro salas de cinema no Rio no Espaço Itaú de Cinema, No Cine Arte UFF, no Centro Cultural Banco do Brasil e no Centro Cultural da Justiça Federal, sendo 17 filmes brasileiros e 22 internacionais vindos de países como França, Grécia, Rússia, Islândia, Itália, Argentina, entre outros.

O diretor do Cine Foot, Antonio Leal, conversou com a Sputnik Brasil sobre a importância do Cine Foot e contou como o festival se transformou no principal evento de exibição cinematográfica de futebol no Brasil e na América Latina.

"Nós somos o único festival de cinema do Brasil voltado para a exibição de filmes sobre futebol, porém este circuito está cada vez maior no mundo e a gente está super articulado com este circuito, que hoje congrega 11 festivais de cinema que tratam somente de filmes de futebol […] e através desses contatos, desse intercâmbio cultural, nós conseguimos que vários filmes brasileiros marcassem presença nesses festivais e, ao mesmo tempo, trazer filmes internacionais para que a nossa programação seja bastante variada", comentou Antonio Leal. 

Ele destacou a importante participação da Rússia durante o festival, que terá duas sessões especiais do drama juvenil em torno do futebol de rua, a famosa pelada, abordada no filme “Campinho”, do diretor Eduard Bordukov.

"É um longa-metragem recém-lançado, e o mais interessante é que não é documental, é uma ficção russa sobre o futebol, o que dá ainda mais vontade de assistir", disse ele observando que a grande maioria dos filmes de futebol na programação do festival são documentários. 

Ele destacou ainda será feita uma homenagem ao centenário de João Saldanha, jornalista, escritor e treinador de futebol brasileiro com destaque no time do Botafogo. Leal conta que o festival terá a presença de ex-jogadores, amigos e familiares de Saldanha durante a exibição de um filme sobre o escritor e treinador. 

O festival inclui ainda mostras competitivas internacionais, mostras especiais, debates e homenagens. Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 17 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 10 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 12 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo México Há 17 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 10 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

fama GABRIELA-DUARTE Há 13 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

politica Bolsonaro Há 16 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

mundo EUA Há 18 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário