Em áudio, governistas ensinam a fraudar eleição de Honduras

Áudio de duas horas foi enviado à revista 'The Economist' por um participante de uma reunião de membros do Partido Nacional de Hernández

© Reuters

Mundo Gravação 28/11/17 POR Folhapress

Uma gravação obtida pela revista britânica "The Economist" sugere que o partido do presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, teria realizado uma reunião para ensinar técnicas de fraude da eleição do último domingo (26), na qual o conservador tentava se reeleger.

PUB

O áudio de duas horas foi enviado à revista por um participante de uma reunião de membros do Partido Nacional de Hernández. Sua autenticidade não foi comprovada.

+ TV argentina vaza última comunicação de submarino desaparecido

Na gravação, uma mulher dá início à reunião afirmando que "isso fica entre nós, somos todos nacionalistas" ao pedir os celulares dos participantes. Ela indica cinco métodos para fraudar a eleição em favor de Hernández, usando termos como "estratégia" e "técnicas".

O primeiro seria fazer com que filiados ao Partido Nacional obtivessem credenciais de partidos menores para trabalhar nos locais de votação. A lei eleitoral permite que os partidos com candidatos indiquem dois representantes em cada uma das 5.687 seções.

Os crachás não têm o nome do portador e, com mais nacionalistas em um local, o partido poderia ser beneficiado em caso de uma divergência sobre um determinado procedimento levar a uma votação entre os delegados das legendas presentes.

A coordenadora da reunião gravada também sugere a quem for mesário deixar eleitores nacionalistas votarem mais de uma vez. "Se você me reconhecer, me deixe entrar, não pinte o meu dedo, e eu sairei com a boca fechada."

Além disso, a mulher sugere dificultar a contagem das cédulas, estragando-as ao acrescentar marcas extras, preencher outras bolinhas em branco ao lado do nome dos candidatos e danificar o código de barras em fichas que registram candidatos da oposição. "Se eu perdi nesse local de votação, por que eu me importaria que a ficha chegue ao tribunal eleitoral?"

O secretário do Partido Nacional, Juan Diego Zelaya, afirmou que desconhece qualquer treinamento do partido sobre métodos de fraude. "Nossas sessões de treinamento correspondem ao estipulado pela lei eleitoral."

A reportagem foi publicada em meio à incerteza sobre os resultados do pleito. Tanto Hernández quanto o rival de esquerda, Salvador Nasralla, reivindicaram a vitória, mas a apuração do TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) não passava de 57% das urnas.

Na última atualização, às 16h11 locais (20h11 em Brasília), Nasralla estava à frente (45,18%), seguido por Hernández (40,21%). O TSE informou que faltavam chegar à capital, Tegucigalpa, as urnas com 2 milhões de votos do interior.

Consultorias afirmavam que elas favorecerão o presidente, mas se dividiam sobre o resultado: algumas apontavam vitória de Hernández, outras prognosticavam resultado apertado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor