'Para mim, o Big Bang não existiu', diz físico brasileiro

A ideia do Big Bang ou Grande Explosão é usada para explicar o surgimento e a evolução do Universo que nos acolhe

© DR

Tech Tecnologia 28/11/17 POR Notícias Ao Minuto

Um cientista do Brasil sugere que não necessariamente poderia ter ocorrido o Big Bang, indicando que poderiam haver outros "meios" de surgimento do nosso Universo.

PUB

"Para mim, o Big Bang não existiu", afirma o físico Juliano César Silva Neves, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no Brasil.

+ Asteroide de 5 km vai passar ‘raspando’ na Terra em dezembro

A ideia do Big Bang ou Grande Explosão é usada para explicar o surgimento e a evolução do Universo que nos acolhe. Muito embora, nas últimas cinco décadas, a teoria principal e mais aceita, ainda não é reconhecida por todo o mundo cientifico, indica Neves, que faz parte de um grupo de pesquisadores que ousa imaginar uma origem diferente para o Universo.

 Em seu recente estudo publicado na revista General Relativity and Gravitation, Neves sugere a eliminação de um aspecto fundamental do modelo padrão cosmológico: a necessidade da existência de uma singularidade cosmológica no início dos tempos também conhecida como Big Bang.

Ao invés dessa teoria popular, o físico propõe a ideia do "Universo com ricochete", ou seja, o Universo poderia passar por fases "de ricochete" com contração e expansão.

A Ideia do pesquisador latino-americano baseia-se no comportamento dos buracos negros "regulares" e parte da ideia que a Grande Contração (também conhecida como Big Crunch em inglês) poderia dar lugar a uma "eterna sucessão de universos".

 Assim, o cientista destaca que não necessariamente poderia ter ocorrido o Big Bang, sendo que o Universo atual, em expansão, poderia ser percebido por uma fase de contração.

"A eliminação da singularidade, do Big Bang, recoloca o Universo em um novo cenário teórico da Cosmologia. A inexistência de uma singularidade no início dos tempos abre a possibilidade de que vestígios de uma fase de contração anterior possam ter resistido à mudança de fase e permaneçam na fase atual de expansão do Universo", explica Neves.

"Será que o Universo teve um início, ou não? Será que dentro de um buraco negro um mundo acaba? Hoje sabemos que a Teoria da Relatividade Geral permite, pelo menos em tese, uma cosmologia não singular, sem o Big Bang", disse. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 4 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil