Maia: base vai criar condições para aprovar Previdência em breve

Presidente da Câmara afirma que 'há sempre o medo' de fazer alterações, além do temor de diversos parlamentares de que a votação da reforma afete suas campanhas eleitorais

© Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

Economia reforma 29/11/17 POR Estadao Conteudo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira, 29, ter "certeza" de que a base vai conseguir criar as condições necessárias para aprovar a reforma da Previdência "nas próximas semanas". Ele se colocou como líder na Câmara do processo de articulação pela votação da proposta, isso depois de suscitar desconfianças no governo com a declaração dada no início da semana de que a votação do texto na Casa poderia ficar para o ano que vem.

PUB

"Os que ganham pouco financiam os que ganham mais na Previdência. É essa distorção que temos de enfrentar de forma objetiva. Estamos fazendo grande esforço e, nas próximas semanas, tenho certeza que vamos construir as condições para aprová-la", disse Maia em almoço da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo.

+ Bitcoin bate novo recorde e é negociada acima de US$ 10 mil

Maia destacou que a reforma foi proposta para "proteger" a renda dos mais pobres e que sem isso a inflação até pode "resolver" o problema dos benefícios mais altos na Previdência. Mas essa opção seria "injusta" com a maior parte da sociedade.

"Defendo com muita clareza e toda a transparência que as reformas são muito importantes, por isso lidero esse processo na Câmara", disse o presidente da Casa. "Vamos liderar isso para que o Brasil saia da crise e tenha recursos para aplicar", emendou, enfatizando a necessidade de o País investir em educação.

Maia também citou outras reformas aprovadas pelo governo do presidente Michel Temer - que também estava presente no almoço. Ele listou a reforma trabalhista e a criação do teto de gastos, para em seguida mencionar a importância das mudanças na Previdência.

"Agenda que estamos liderando em conjunto com governo tem dois objetivos. A reforma do Estado brasileiro e leis que garantam segurança jurídica ao setor privado. O grande desafio é compreender as novas relações da sociedade com Estado brasileiro, e precisamos estar preparados para esse desafio", disse.

O presidente da Câmara afirmou ainda que "há sempre o medo" de fazer alterações, sem mencionar o temor de diversos parlamentares de que a votação da reforma da Previdência afete suas campanhas eleitorais em 2018. "Mas é preciso compreender que é momento de grande mudança. Precisamos continuar acreditando que mudanças precisam existir", disse Maia. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes