Ministro da Fazenda culpa agricultura por estabilidade do PIB no 3º tri

A alta de 0,1% veio abaixo da esperada pelo mercado

© Ueslei Marcelino / Reuters

Economia repercussão 01/12/17 POR Folhapress

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (1º) em rede social que a alta do PIB entre julho e setembro, de 0,1%, "pode parecer" baixa, mas que é forte sem a agricultura, que caiu por razões típicas do período.

PUB

A alta de 0,1% veio abaixo da esperada pelo mercado, que apostava em um crescimento de 0,3%.

"O crescimento do PIB entre julho e setembro, de 0,1% contra o trimestre anterior, pode parecer baixo, mas é forte se analisado por setores. Sem a agricultura, que caiu por razões sazonais, o crescimento foi de 1,1%", declarou o ministro em rede social.

Ele destacou que a produção industrial avançou 0,8% no terceiro trimestre, com destaque para a indústria de transformação, que cresceu 1,4% no período.

"O avanço acumulado no ano até setembro é de 0,6%, número que já supera a previsão inicial dos economistas para 2017. Isto mostra que o Brasil segue uma trajetória de crescimento", escreveu.

Ele destacou ainda que o investimento teve crescimento de 1,6% no terceiro trimestre. "Foi o primeiro resultado positivo após 15 trimestres seguidos de queda. O avanço mostra otimismo em relação ao futuro".

No primeiro trimestre, a economia brasileira interrompeu a sequência de oito quedas e cresceu 1,3% do PIB, favorecida pela forte safra agrícola.

O principal fator para o resultado positivo no primeiro trimestre foi o desempenho do setor agropecuário, que cresceu 13,4% no período, embalado por safras recordes de grãos.

BANDEIRA DO BRASIL

Meirelles, apontado como candidato a presidente nas eleições de 2018, vem sofisticando sua comunicação nas redes sociais, com a publicação de vídeos de seus compromissos e fotos com frases sobre a economia.

Nesta sexta, publicou um gráfico com a comparação do desempenho do PIB entre o terceiro trimestre deste ano e os mesmos períodos de 2015 e 2016, quando a economia caiu 1,6% e 0,8%, respectivamente.No quadro, abaixo do nome do ministro, está uma bandeira do Brasil.

 

+ Como gastar seu 13º salário sem se endividar

ALTA DE 1% EM 2017

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, também comentou o desempenho do PIB em rede social.De acordo com ele, se o ritmo atual de expansão da economia for mantido, o PIB subirá 1% em 2017 -a estimativa oficial de crescimento hoje é de 0,5%, e o Banco Central projeta alta de 0,7%.

"Dados do terceiro trimestre mostram que a recuperação da economia está consolidada com o crescimento do consumo das famílias (+4,8%) e do investimento (+6,7%)", disse Oliveira. "Pela primeira vez após quatro anos, os dois principais componentes da demanda, consumo das famílias e investimento, registram crescimento positivo no mesmo trimestre".

Ele destacou que a indústria de transformação, as exportações e o comércio tiveram o terceiro trimestre consecutivo de crescimento. "Isso significa uma expansão gradual e continuada desses setores".

Oliveira disse ainda que o PIB só não foi melhor pelo crescimento das importações. "O que não deixa de ser boa notícia, pois confirma que a economia doméstica está mais aquecida e é mais um sinal de retomada".

O ministro do Planejamento ainda lembrou a necessidade de reformas. "A trajetória positiva do PIB para os próximos trimestres mostra a necessidade de aprovação das reformas, principalmente a da Previdência, para tornar o crescimento sustentável." Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo