Vendas do varejo crescem 5,2% em novembro em SP, diz

Antes da Black Friday, novembro era um dos “patinhos feios” do comércio, vindo depois do Dia das Crianças e antes do Natal

© pixabay

Economia capital paulista 02/12/17 POR Notícias Ao Minuto

O movimento de vendas do varejo na capital paulista registrou aumento médio de 5,2% em novembro frente ao mesmo mês do ano passado, informa o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

PUB

De acordo com o presidente da entidade, Alencar Burti, o resultado reforça a recuperação do setor e indica, também, que a Black Friday se consolidou no varejo físico. “O crescimento ficou dentro das expectativas. E é uma prova de como a Black Friday veio preencher a lacuna que existia em novembro, um mês mais curto por causa dos feriados e que estava preso entre dois meses bons para os lojistas”, destaca Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Antes da Black Friday, novembro era um dos “patinhos feios” do comércio, vindo depois do Dia das Crianças e antes do Natal. Agora, com a nova data comercial, o mês torna-se um dos mais rentáveis do calendário varejista.

“Antes você tinha um gráfico de picos e vales. Agora temos uma escadinha, o que é até melhor para o comerciante. A Black Friday hoje já é mais importante do que Dia dos Pais e Dia das Crianças no varejo físico”, comenta Burti, ressaltando ainda que a data continua retirando vendas do Natal.

Em novembro, o comércio paulistano registrou altas de 7,1% nas vendas a prazo e de 3,2% nas vendas à vista. O desempenho melhor das compras a prazo deve-se não apenas à Black Friday, mas sobretudo a fatores macroeconômicos (queda dos juros, alongamento dos prazos de financiamento, crescimento da massa salarial) e circunstanciais (encerramento do sinal analógico e aproximação da Copa do Mundo, o que tem elevado a comercialização de TVs).

+ Deixou de pagar uma conta? Saiba como não ficar com o 'nome sujo'

Onze meses

No período acumulado de janeiro a novembro, o comércio paulistano acumula avanço médio de 0,7% frente ao mesmo período de 2016. A expectativa da ACSP é de que o setor feche o ano de 2017 com alta de aproximadamente 1,5%.

Variação mensal

Em relação a outubro, novembro contou com um dia útil a menos e registrou crescimento médio de 5,9% no movimento de vendas, sendo 1,7% a prazo e 10,1% à vista.

Nessa variação mensal, a alta maior nas vendas à vista pode ser explicada também pela Black Friday, que contagiou o varejo físico como um todo, não apenas em categorias de maior valor. “Lojas pequenas, de vestuário, bijuteria, artigo de praia e outros segmentos entraram na campanha promocional da Black Friday”, diz Burti.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Balanço de Vendas 2017:

JANEIRO -5,0%

FEVEREIRO -6,6%

MARÇO -0,3%

ABRIL -7,5%

MAIO 0,8%

JUNHO 1,2%

JULHO 3,1%A

GOSTO 3,0%

SETEMBRO 3,8%

OUTUBRO 6,6%

NOVEMBRO 5,2%

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 21 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 20 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 21 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 14 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 13 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 19 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 19 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 19 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 19 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos