Reino Unido concorda em manter fronteira com a Irlanda aberta

Reino Unido concorda em manter fronteira com a Irlanda aberta

© REUTERS/Francois Lenoir

Mundo Brexit 04/12/17 POR Folhapress

O governo britânico concordou nesta segunda-feira (4) em garantir que as regras econômicas da Irlanda do Norte sigam as leis da União Europeia após a saída do país do bloco. A medida é necessária porque não há barreira física na fronteira entre a Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) e a República da Irlanda, que seguirá na União Europeia. Para que a situação permaneça dessa forma, é preciso que os dois lados mantenham regras semelhantes.

PUB

Assim, segundo a imprensa internacional, Dublin e Londres concordaram nesta segunda em manter um "alinhamento regulatório" entre as Irlandas após o "brexit", como é chamada a saída britânica da União Europeia.

+ Morador de rua salva duas crianças de apartamento em chamas

Isso aconteceria mesmo caso as negociações entre Londres e Bruxelas por um acordo comercial fracassem. Mas não está claro ainda como ficariam as regras, já que a Irlanda segue as leis do mercado comum europeu, que o Reino Unido vai deixar.

A situação da fronteira irlandesa é um dos principais temas nas negociações entre o Reino Unido e a União Europeia em um acordo de separação. As desavenças entre os dois lados sobre a fronteira nas últimas semanas travaram as negociações, impedindo que Londres negocie com Bruxelas um acordo comercial para a saída.

Dublin já avisou que impediria qualquer negociação comercial enquanto a questão fronteiriça não fosse resolvida. O país também exigia uma garantia de que não haverá o retorno da chamada "fronteira dura", isso é, a criação de mecanismos físicos que dificultariam a passagem entre a Irlanda do Norte e a Irlanda. A primeira-ministra britânica Theresa May (foto) teria dado essa garantia na segunda também como parte do acordo.

O princípio de acordo fechado nesta segunda foi alvo de crítica do Partido Unionista Democrático, principal partido norte-irlandês e aliado de May. A líder da sigla, Arlene Foster, declarou que a Irlanda do Norte não pode ter uma regra diferente do resto do Reino Unido.

"A Irlanda do Norte deve deixar a União Europeia nos mesmos termos que o resto do Reino Unido" disse ela nesta segunda. "Nós não aceitaremos nenhuma forma de mudança regulatória que separe a Irlanda do Norte política ou economicamente do resto do Reino Unido. A unidade econômica e constitucional do Reino Unido não pode ser comprometida de nenhuma forma", disse ela.

Já a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, disse que caso a Irlanda do Norte tenha regras especiais após a saída, a Escócia vai reivindicar o mesmo tratamento. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, também disse que que vai pedir regras especiais para a cidade após o "brexit".

Tanto Londres quanto a Escócia querem permanecer no mercado europeu após o "brexit", mesmo que o resto do Reino Unido fique de fora.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 20 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 19 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 21 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor