Quer aumentar a fertilidade? Coma frutas e vegetais

Fazer uma dieta rica em frutas e vegetais pode aumentar as probabilidades de um casal ter um filho

© Pixabay

Lifestyle Saudável 06/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Nos homens, o consumo de frutas, vegetais e ovo ajuda a manter um elevado nível de testosterona. Já nas mulheres, uma alimentação rica em feijões, nozes e leguminosas é importante para o desenvolvimento do óvulo e para a ovulação, segundo um estudo realizado por investigadores italianos.

PUB

Este estudo foi apresentado durante o encontro anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana.

Os investigadores analisaram os dados de 1.134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida. Do total, um terço dos homens e mulheres estavam a tentar engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os restantes tinham tido um filho recentemente.

Este estudo notou que havia grandes diferenças entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e legumes foi associado a níveis mais elevados de fertilidade. Não fumar e o baixo consumo de álcool também se mostraram fatores determinantes para a concepção.

Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e vegetais diariamente, comparativamente aos 34% daqueles que tinham dificuldades em ter filhos. Os inquiridos que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, e as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, do que as que ainda estavam a tentar engravidar.

O grupo dos homens e mulheres com dificuldade em engravidar registrou um maior consumo de bebidas alcoólicas e maior tendência para fumar.

O principal autor deste estudo, Andrea Salonia, investigador do hospital San Raffaele, em Milão sublinhou que estas diferenças são notáveis.

Segundo o investigador, citado pelo agregador O Meu Bem Estar, o consumo de frutas e vegetais, alimentos com compostos considerados ‘protetores do esperma’, pode ser uma boa ajuda para a fertilidade masculina. Já alguns minerais como zinco, encontrado em feijões e vegetais, e selénio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.

Para as mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Colesterol Há 21 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO Há 17 Horas

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Saúde Há 10 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Lifestyle Saúde Há 10 Horas

Dicas para lidar melhor com a Síndrome do Intestino Irritável

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER Há 3 Horas

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Cérebro Há 2 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória