Os hábitos que deve adotar para combater o envelhecimento precoce

Há coisas que podemos fazer para preservar a nossa pele

©

Veja os hábitos que deve adotar para combater o envelhecimento precoce

A má alimentação, o stress ou a falta de exercício fazem com que a nossa pele envelheça de forma precoce. A exposição excessiva ao sol, a falta de cuidado com a pele e também o álcool e o tabagismo são outros fatores que contribuem para isso. Veja como travar esta tendência.

© Shutterstock

Stress

O stress pode diminuir a oxigenação da pele e aumentar a acumulação de toxinas. Este estado emocional está, segundo os especialistas relacionado com o envelhecimento da pele.

© Shutterstock

Álcool

Um fígado saudável é sinônimo de pele saudável e o álcool em excesso afeta o órgão de uma forma extremamente negativa. Segundo o dermatologista Ariel Ostad, da Academia Americana de Dermatologia, se as toxinas se acumulam no fígado e não são eliminadas a sua pele pode desenvolver uma variedade de problemas, como acne, palidez e rugas.

© Shutterstock

Álcool

Um recente estudo levado a cabo pelo Instituto Nacional de Saúde Pública da Universidade do Sul da Dinamarca revela que fumar e beber com muita frequência ao longo de vários anos faz com que as pessoas pareçam mais velhas do que aquilo que realmente são.

© Shutterstock

Horas de sono

Vários estudos sugerem que dormir menos do que as 7 a 8 horas recomendadas por noite acelera o envelhecimento da pele e faz com que as rugas comecem a aparecer mais cedo. Isto acontece porque compromete o colágeno, que é responsável por uma pele firme e sem rugas.

© Shutterstock

Horas de sono

Além disso, é durante a noite que o nosso corpo produz a melatonina, o hormônio responsável pelo rejuvenescimento.

© Shutterstock

Posições para dormir

Dormir de cabeça para baixo também pode interferir com a saúde da pele, uma vez que dormir sobre o estômago faz com que pressione o rosto contra a almofada, o que provoca rugas a longo prazo.

© Shutterstock

Posições para dormir

Tal como dormir de barriga para baixo, dormir de lado também pressiona o rosto sobre a almofada podendo originar rugas na zona das bochechas e do queixo.

© Shutterstock

Fumar

O cigarro causa vários problemas de saúde, além disso, fumar causa vários problemas de pele, incluindo a acne, rugas e perda de pigmentação.

© Shutterstock

Fumar

Segundo os especialistas, a constante absorção de nicotina prejudica a circulação do sangue na pele, tornando-a ressecada e sem a umidade natural produzida pelo organismo.

© Shutterstock

Sedentarismo

O sedentarismo físico, isto é, a falta de exercício físico pode contribuir também para o envelhecimento precoce, uma vez que contribui para a má qualidade de sono, irritabilidade, depressão, entre outros problemas.

© Shutterstock

Exercício físico

O exercício físico é, por isso, essencial para a diminuição do stress, algo que é fundamental para a nossa pele.

© Shutterstock

Má alimentação

As gorduras em excesso têm efeitos negativos sobre a saúde da sua pele, fazendo com que você envelheça mais rapidamente. Se você não está recebendo bastante vitaminas e minerais, a pele pode ficar com uma aparência envelhecida.

© Shutterstock

Má alimentação

A má alimentação também pode trazer danos irreversíveis na pele. Os vegetais e a fruta combatem a ação negativa dos radicais livres no nosso organismo, sendo que uma dieta sem estes nutrientes é meio caminho andado para o envelhecimento precoce.

© Shutterstock

Frutas e legumes

Alimentos que contêm vitamina E (amêndoas, nozes, gema de ovo) e C (laranja, limão ou morango) são os principais nutrientes no combate ao envelhecimento, pois têm um efeito protetor devido aos antioxidantes presentes na sua composição.

© Shutterstock

Açúcar

Segundo indicam os dermatologistas, o açúcar faz uma ligação das moléculas com as proteínas no organismo, conhecido como glicação - um processo natural que provoca na pele o efeito de perda da elasticidade e firmeza da derme, causando flacidez e levando ao envelhecimento.

© Shutterstock

Doces

Excesso de açúcar pode dar início a um processo chamado de glicação. O processo ocorre quando se consome mais açúcar do que as células podem processar, o excesso de moléculas de açúcar combina-se com as proteínas que podem danificar o colágeno da pele, a proteína que a mantém firme e jovem, segundo o dermatologista Ostad.

© Shutterstock

Carne processada

Carnes processadas como a linguiça, salsicha ou bacon têm sulfitos e outros conservantes, que podem desencadear a inflamação na pele e acelerar a aparência de envelhecimento, segundo o dermatologista Ariel Ostad, da Academia Americana de Dermatologia.

© Shutterstock

Carne queimada

A parte queimada de alguns bifes pode ser muito prejudicial para a sua pele. Segundo o dermatologista norte-americano Ariel Ostad, esta parte da carne contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, o que poderia representar um problema, já que a inflamação quebra o colágeno da pele.

© Shutterstock

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas presentes especialmente na carne de vaca, produzem excesso de gordura que proporciona o aumento do colesterol. Além disso, é também considerado um dos vilões do coração e das células.

© Shutterstock

Salgados

Muitos alimentos enlatados são preservados com o sódio, o que pode fazer com que você retenha água e tenha uma aparência inchada, segundo a dermatologista britânica Ranella Hirsch.

© Shutterstock

Pimenta

Comida picante agrava a pele com propensão a rosácea (doença inflamatória crónica da pele que se manifesta através de vermelhidão, principalmente no centro da face), segundo o dermatologista norte-americano.

© Shutterstock

Congelados

Apesar de serem mais práticos, os alimentos congelados também trazem perigo para a pele. O grande problema deles é o nível elevado de fosfato, que também acelera os sinais de envelhecimento.

© Shutterstock

Cafeína

Segundo a dermatologista Ranella, a cafeína é como qualquer outro diurético, pode fazer prejudicar a umidade do corpo e consequentemente a hidratação da pele, tornando-a mais envelhecida.

© Shutterstock

Exposição solar

O sol é importante para a saúde pois a partir dele o corpo pode obter a vitamina D, essencial a muitas funções do organismo. Contudo, a exposição solar exagerada e sem proteção, ao longo da vida, pode aumentar os riscos de manchas e câncer de pele.

© Shutterstock

Exposição solar

Os raios uv são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e se não for usado protetor solar, então as probabilidades de que a pele fique mais envelhecida e em menos tempo são mais elevadas.

© Shutterstock

Maquilhagem

Não retirar a maquiagem antes de ir dormir é um péssimo hábito para a sua pele. Se não o fizer, quando acordar, vai olhar-se ao espelho e ver-se com um ar mais envelhecido, além de que podem aparecer borbulhas devido à falta de limpeza da pele.

© Shutterstock

Esfregar os olhos

Segundo indicam os dermatologistas, esfregar muito os olhos faz com que a pele ao seu redor escureça. Com o tempo, a pigmentação da pele ficará mais escura, fazendo com que a pessoa tenha uma aparência mais velha.

© Shutterstock

Sedentarismo mental

O envelhecimento das células cerebrais também se dá pelo pouco uso. Assim como o corpo, o nosso cérebro precisa de exercícios para se manter em funcionamento. A leitura, a aprendizagem constante e a curiosidade intelectual, contribuem para um cérebro mais jovem.

© Shutterstock

Negativismo e depressão

A maneira como nos sentimos por dentro, também pode contribuir para o envelhecimento precoce, uma vez que o corpo recente-se de sentimentos negativos que se podem manifestar também na saúde da pele.

© Shutterstock

Hidratantes

É necessário ter cuidados e proteger a pele do vento, do frio, da poluição e dos raios solares. Um rosto bem hidratado tem uma boa elasticidade e evita as rugas. Portanto, além de beber água durante o dia, deve hidratar a sua pele para prolongar a sua saúde por mais tempo.

© Shutterstock

Lifestyle Rotina 07/12/17 POR Notícias Ao Minuto


Contra o processo natural de envelhecimento, pouco ou nada podemos fazer, mas contra o envelhecimento acelerado e até mesmo precoce, tudo devemos fazer.

PUB

Apesar do avançar da idade trazer sinais claros de que os tempos de juventude já lá vão, há hábitos diários que permitem manter uma aparência jovem por mais tempo. Mas não só: permitem que as pessoas se sintam também fisicamente mais jovens, com mais energia e vitalidade.

+ Como o hábito de escovar os dentes pode reduzir o risco de câncer

Clique nas imagens acima e fique a conhecer tudo o que está ao seu alcance para travar o envelhecimento antes do tempo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 10 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 10 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 11 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

justica Violência Há 2 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo EUA Há 11 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 11 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

esporte Óbito Há 2 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina