China se prepara para 'guerra econômica ativa' contra EUA

Pequim estuda estabelecer no comércio de petróleo um "contrato de futuros" em yuan e com possibilidade de conversão em ouro

© DR

Economia mundo 06/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Enquanto Washington se recusa a reconhecer a China como economia de mercado e vem realizando investigação antidumping contra o gigante asiático, Pequim está se preparando para estabelecer no comércio de petróleo um "contrato de futuros" em yuan e com possibilidade de conversão em ouro.

PUB

Especialistas consultados pela edição russa Gazeta.ru analisaram esta nova "fase ativa" da guerra econômica entre as duas potências a fim de entender se a China será capaz ou não de privar o dólar do status de principal divisa petrolífera do mundo.

Todos os analistas consultados acreditam que a medida de Pequim não passe de "um instrumento destinado à desdolarização tanto do mercado petrolífero como de toda a economia mundial", embora prevejam que o processo não vá ser rápido.

+ Conta de luz poderá variar por horário de consumo a partir de janeiro

Componente vital para a economia dos EUA

Analistas da empresa administrativa de ativos, Kapital, lembram que, desde a década de 70, países da OPEP vendem "ouro negro" em "petrodólares", cuja conversão em títulos do Departamento do Tesouro norte-americano "foi e continua sendo um componente vital para a economia dos EUA". Além do mais, a partir de agora, produtores de petróleo poderão trocar matéria-prima bruta por ouro ou títulos do Tesouro norte-americano, de acordo com expectativas futuras.

Vale destacar que a China dará uma maior participação de mercado aos países que aceitem o novo contrato em sua moeda nacional, assim que os maiores parceiros comerciais de Pequim serão praticamente obrigados a aderir ao novo instrumento comercial para preservar sua cota. Como resultado, "devemos esperar uma desdolarização gradual", assinalam.

Na opinião de Yevgeny Loktyukhov, especialista do banco Promsvyazbank, o mercado deste tipo de derivados parece ser bastante promissor com impacto moderado pelo menos por enquanto.

Por sua vez, Andrei Khokhrin da companhia Tserikh questiona a viabilidade de conversão em ouro, já que os mercados de petróleo e de ouro são incomparáveis em volume. Não obstante, admite que o dólar esteja perdendo seu status de principal moeda de câmbio, e o acúmulo constante da dívida dos EUA "somente acelerará a perda das posições de monopólio do dólar". Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 10 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 17 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 18 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 18 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 18 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda