UE diz que Londres tem 48h para dar solução sobre fronteira irlandesa

Se não for apresentado um plano satisfatório para resolver o impasse, negociações para um acordo comercial com a UE não seguirão adiante

© Reuters

Mundo BREXIT 07/12/17 POR Folhapress

Em mais um golpe ao Reino Unido em suas tratativas para deixar a União Europeia, o negociador-chefe do bloco europeu disse aos países-membros nesta quinta-feira (7) que o governo britânico tem apenas 48 horas para oferecer uma solução à sua fronteira com a Irlanda.

PUB

Michel Barnier afirmou que, caso a primeira-ministra britânica, Theresa May, não apresente um plano satisfatório para resolver o impasse, ela será informada de que as negociações para um acordo comercial com a UE não seguirão adiante por ora -um forte golpe ao governo britânico.

A questão em discussão é a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. A Irlanda é um país europeu, membro do bloco. Já Irlanda do Norte, na mesma ilha, é um território britânico e deve deixar a União Europeia até o fim de março de 2019, seguindo o resto do Reino Unido.

+ Tribunal argentino ordena prisão preventiva de Cristina Kirchner

Quando o "brexit" tiver sido concluído, os 500 quilômetros que separam Irlanda e Irlanda do Norte serão a única fronteira terrestre entre União Europeia e Reino Unido. Em tese, os territórios deveriam criar controles de bens e de passaportes -mas essa é uma questão problemática ali.

Separatistas lutaram por três décadas pela independência da Irlanda do Norte e por sua união com a Irlanda, em confrontos que deixaram 3.600 mortes. O processo de paz de 1998 foi baseado nas garantias de que não haveria nenhuma fronteira entre os países, algo agora ameaçado.

Barnier, o negociador-chefe europeu, afirmou a embaixadores europeus que o Reino Unido tem trabalhado em uma proposta para resolver essa crise, segundo o jornal britânico "Guardian". Os contornos desse acordo precisam ser anunciados até o fim da semana para salvar as tratativas.

Um dos desafios da primeira-ministra conservadora, Theresa May, é satisfazer tanto o governo da Irlanda quanto o da Irlanda do Norte -ela é hoje aliada da sigla norte-irlandesa Partido Unionista Democrático.

SEM ACORDO

A possível recusa europeia em negociar um tratado comercial deve provocar um grave impacto na economia britânica. Um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Parlamento britânico prevê caos econômico caso o país deixe a União Europeia sem ter antes travado esse acordo.

"É difícil, se não impossível, imaginar um resultado pior para Reino Unido", afirma o texto. Legisladores sugerem que a crise poderia levar ao aumento de 20% no preço dos alimentos e à perda de 75 mil empregos, além da redução de R$ 44 bilhões na coleta de impostos.

Deixar a União Europeia sem ter um acordo comercial, segundo o estudo do Parlamento, a partir da entrevista com 50 analistas, também "interromperia a cooperação entre o Reino Unido e a União Europeia em temas vitais como contra-terrorismo, Justiça, segurança e aviação". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico