Sinagoga é alvo de incêndio criminoso na Suécia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como capital de Israel

© DR

Mundo Investigação 11/12/17 POR Notícias Ao Minuto

A sinagoga de Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia, foi alvo de um ataque neste sábado (9), anunciou a polícia, nesta segunda-feira (11). "Um objeto em chamas foi lançado contra o edifício, mas não deflagrou nenhum incêndio", explicou o porta-voz da polícia Lars Tunefjord à agência local TT. Conforme  Tunefjord , o motivo do ataque ainda está sob investigação. O incidente ocorreu pouco depois das 22h (19h horário de Brasília). 

PUB

"Um grupo de pessoas, com máscaras, lançou objetos em chamas para o átrio da sinagoga", escreveu a comunidade judaica no 'site' oficial, indicando que não foram registrados feridos.

+ Pyongyang pode vir a ter armas biológicas em breve

Testemunhas ouvidas por jornais locais falaram de coquetéis Molotov, mas a polícia sueca não confirmou. Cerca de 20 jovens que se encontravam numa sala adjacente correram para o subsolo, até poderem deixar o local em segurança.

"Os acontecimentos dos últimos dias entre Trump e Israel e os conflitos entre Israel e a Palestina são coisas que levam, hoje em dia, a maiores ameaças", advertiu o responsável da comunidade judaica, Allan Stutzinsky, em declarações ao jornal local GT, citadas pela agência de notícias francesa AFP.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu, na quarta-feira, Jerusalém como capital de Israel, tornando-se no único país do mundo a tomar essa decisão, que representa uma ruptura com décadas de neutralidade da diplomacia norte-americana no âmbito do dossiê israelo-palestino.

A controversa decisão de Trump foi recebida com hostilidade pela diplomacia internacional, com exceção de Israel, e com condenação pelo mundo árabe, que convocou protestos em Jerusalém, Faixa de Gaza e Cisjordânia.

Pelo menos dois palestinos morreram em bombardeios do exército israelita, na madrugada de sábado, contra as forças do movimento islâmico Hamas, na Faixa de Gaza, elevando para quatro o número de vítimas mortais nos confrontos, segundo as autoridades palestinas.

Os confrontos começaram depois de movimentos islâmicos palestinos terem apelado, na sexta-feira, a que se cumprissem três dias "de raiva", em protesto contra a decisão unilateral do presidente dos Estados Unidos.  Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 17 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 19 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 19 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 19 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 19 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 20 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor