Dietas das celebridades não devem ser imitadas, dizem especialistas

Existem dietas que só devem ser realizadas em caso de recomendação médica

© DR

Lifestyle NUTRIÇÃO 16/12/17 POR Notícias Ao Minuto

O Ano Novo está chegando e muitas pessoas renovam a promessa de emagrecer no ano seguinte. A história repete-se de ano para ano, assim como a tendência em seguir a dieta de famosos e que parece trazer resultados rápidos e eficazes. Mas uma coisa é certa: cada pessoa tem um organismo próprio e o efeito de uma dieta depende muito disso.

PUB

Para não cometer erros, a BBC conversou com alguns especialistas da Associação Dietética Britânica e listou os regimes alimentares que devem ser evitados ao máximo, salvo recomendação médica contrária, como é óbvio. Afinal, nada melhor para encontrar a dieta 'perfeita' do que pedir uma avaliação personalizada com um especialista, pois só assim é possível garantir o plano alimentar que melhor se adequa ao organismo e às necessidades de cada pessoa. Conheça-as:

+ Gigi Hadid polemiza ao posar com axilas não depiladas em calendário

Dieta crudívora (ou 'raw diet', em inglês)

Este regime alimentar, como sugere o próprio nome, baseia-se em comer somente alimentos crus ou cozidos a baixíssimas temperaturas. Entre as principais seguidoras desta dieta, que exclui tudo o que é processado ou refinados, estão as atrizes Gwyneth Paltrow e Megan Fox e o cantor Sting, mas, a verdade é que alguns alimentos crus são indigestos e podem levar o organismo a um esforço extra desnecessário, ou mesmo a uma intoxicação, por conta dos antinutrientes presentes no estado natural. Além disso, alguns alimentos precisam ser cozidos para que seus nutrientes possam ser realçados, como a batata e a cenoura.

Uma vez que este tipo de alimentação é bastante restrita (quase só frutas e vegetais), existe ainda o risco de carência nutricional, em particular das vitaminas D e B12, maioritariamente encontradas em alimentos de origem animal.

Dieta alcalina

Este tipo de dieta, seguida por Tom Brady e Gisele Bundchen, defende a importância de equilibrar o pH do organismo e acidez do sangue através da alimentação, excluindo-se, assim, tudo o que possa ser muito ácido.

Tal como acontece com a deita crua, também a dieta alcalina prioriza os alimentos de origem vegetal, algo que pode, mais uma vez, levar a uma carência nutricional. Mas não só: de acordo com a Associação Dietética Britânica não existe qualquer prova científica da eficácia desta dieta, além disso, diz a Cancer Research UK, o pH dos alimentos em nada interfere com o pH do sangue.

Dieta suplementada

Fazer dos shakes de suplementos a fonte principal de alimentação é das que apresenta mais riscos. Em primeiro lugar, perder o hábito de mastigar compromete em muito a capacidade da saciedade, depois, estes batidos podem ser uma verdadeira bomba de calorias ou até mesmo nutricionalmente ocos, não fornecendo as vitaminas e minerais necessários.

Dieta mediterrânica adaptada (ou 'Pioppi Diet')

Esta adaptação da dieta mediterrânea é muito extrema, sugerindo o não consumo de carboidratos (ou uma substituição quase drástica dos mesmos, trocando, por exemplo, a tradicional massa de pizza por uma base de couve-flor).

Para Sian Porter, membro da Associação Dietética Britânica, a dieta mediterrânea é uma das mais saudáveis, desde que não seja low-carb, pois existem carboidratos que são fundamentais para a saúde humana, como é o caso dos carbos complexos, que se encontram em cereais e alimentos integrais.

Dieta cetogênica

Kim Kardashian é uma das seguidoras mais fiéis desta dieta, que consiste em comer pouco ou nenhum carboidrato, moderar o consumo de proteína e elevar a ingestão de gorduras.

Esta dieta defende a maior perda de calorias e gordura ocasionados pela ingestão de mais gordura, mas o efeito pode não ser o mesmo tem todas as pessoas e levar a um déficit nutricional elevado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Bolor 27/04/24

Saiba o que acontece quando come algum alimento com bolor

Lifestyle Signos 27/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Saúde 27/04/24

Já ouviu falar de 'burnout' parental? Esteja atento aos sinais

Lifestyle Estudo 27/04/24

Síndrome rara que causa baixa estatura pode prolongar os anos de vida