TSE pode cassar eventual diplomação de Lula e Bolsonaro, diz Gilmar

Gilmar Mendes afirmou que, se comprovado abuso de poder econômico, os candidatos podem ter a diplomação cassada

© Reuters

Política ministro 11/12/17 POR Folhapress

 O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira (11), em Washington, que a corte pode tomar em fevereiro medidas mais fortes contra as pré-campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

PUB

Gilmar Mendes afirmou que, se comprovado abuso de poder econômico, os candidatos podem ter a diplomação cassada.

Na semana passada, o TSE julgou improcedentes representações da Procuradoria-Geral Eleitoral contra os dois por suposta campanha eleitoral antecipada.

+ TRE torna Eduardo Paes e Pedro Paulo inelegíveis por oito ano

"Aqui não há só essa pergunta sobre a legalidade. Quem está financiando? Isso pode levar ao reconhecimento de abuso de poder econômico, que pode levar à própria cassação do diploma. É preciso ter muito cuidado com isso. Mas isso está sendo registrado, embora nós tenhamos evitado -eu fui voto vencido- a aplicação de uma sanção", disse.

Por outro lado, Gilmar Mendes avalia que nesse momento as punições são complicadas, pois há uma lacuna no sistema para esta fase da pré-campanha.

"Caravanas, reunião para showmício, comício, carros de som, carreatas e coisas do tipo não são feitas de forma tão improvisado. Alguém está financiando isso", destacou.

"Há estruturas aí que já passam da linha, jatinhos, deslocamentos de caravanas, ônibus, reunião organizada de pessoas e tudo mais. Tudo isso precisa ser avaliado. Acho que esse vai ser o tema do tribunal já em fevereiro."

O ministro lembrou ainda que o TSE vem trabalhando em parceria com o Coaf e a Receita Federal na identificação de CPFs de laranjas no sistema de doações de campanha. Ele lembrou que nas eleições municipais de 2016 foram identificados mais de 300 mil CPFs de pessoas sem capacidade eleitoral.

"Nas eleições municipais de 2016, nós temos o número de 730 mil doadores, dos quais, talvez, mais da metade são suspeitos. O que isso sugere? Que pessoas estão usando recursos disponíveis e distribuindo por CPF para que se façam doações", afirmou.

Gilmar Mendes participou na manhã desta segunda-feira da assinatura de um convênio para a observação das eleições gerais de 2018 pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Essa será a primeira vez que a instituição acompanhará o processo eleitoral no Brasil, com o objetivo é conhecer melhor o sistema brasileiro e apresentar contribuições para o seu aperfeiçoamento. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 9 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 4 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 13 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 13 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama MADONNA-RIO Há 7 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama BERNARD-HILL Há 6 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

fama Rio de Janeiro Há 13 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

tech Espaço 04/05/24

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol