Papa ataca exclusão de índios, negros e mulheres na América

Francisco também criticou "colonização ideológica" na região

© Reuters

Mundo América Latina 12/12/17 POR ANSA

O papa Francisco celebrou nesta terça-feira (12), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma missa pela América Latina, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, "padroeira das Américas".

PUB

Em sua homilia, o líder da Igreja Católica criticou a situação de exclusão social vivida por índios, negros e mulheres no subcontinente e defendeu que os povos latino-americanos sejam protegidos contra a "colonização ideológica".

+ Irã é atingido por novo terremoto de grande magnitude

Francisco disse que "indígenas e afro-americanos frequentemente não são tratados com dignidade e paridade de condições", que muitas mulheres são "excluídas por causa do sexo, da raça e do estado socioeconômico" e que os jovens "recebem uma educação de baixa qualidade e não têm oportunidade de progredir em seus estudos ou de entrar no mercado de trabalho para construir uma família".

Além disso, o Papa acrescentou que "pobres, desempregados, migrantes, deslocados e camponeses sem terra" são relegados à "economia informal" e denunciou que crianças são submetidas à prostituição infantil, "frequentemente ligada ao turismo sexual".

Segundo o Pontífice, os povos da América Latina e do Caribe são marcados pela "riqueza e diversidade culturais" e precisam ser defendidos contra "todas as tentativas de homogeneização, que acabam impondo, com slogans atraentes, um único modo de pensar, de ser, de sentir e de viver".

"Nossa fertilidade nos impõe a defesa de nossos povos contra uma colonização ideológica que anula os mais ricos deles, sejam indígenas, afro-americanos, mestiços, camponeses ou suburbanos", ressaltou.

Nascido na Argentina, Francisco é o primeiro papa latino-americano da história e dedica especial atenção à região. Em seus discursos e homilias, menciona frequentemente os problemas vividos por países como Venezuela e até mesmo Brasil, onde ele já disse existir uma "escandalosa corrupção".

Recentemente, Jorge Bergoglio convocou, para 2019, um Sínodo dos Bispos voltado exclusivamente à evangelização da Amazônia, tema em sintonia com sua primeira encíclica, a "Louvado seja", que fala sobre meio ambiente. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 9 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 9 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 20 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama PAULO-GUSTAVO Há 5 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

politica STF Há 5 Horas

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark