30 dicas para preservar suas roupas e calçados

Conheça as melhores dicas para ajudar no seu no dia-a-dia

Sapatos apertados

Seus sapatos estão apertados e machucando os pés? Vista meias grossas, calce os sapatos e passe o secador sobre os pés. Isso vai fazer com que eles alarguem.

© Shutterstock

Cuidados com roupas e calçados

Ir para a escola, trabalho ou simplesmente fazer as tarefas do dia a dia pode danificar suas peças de vestuário. Mas sabia que há maneiras de prevenir esse problema? Quer manter suas roupas e calçados novinhos em folha ou recuperar aquela peça que você ama, mas que está manchada? Então essa galeria é para você!

© Shutterstock

Mancha de suor

Além dos benefícios à saúde, aplicar suco de limão na roupa pode ajudar a amenizar as manchas de suor. Após o uso, lave bem as mãos. A exposição da pele com resíduos de limão ao sol pode ser perigosa.

© Shutterstock

Mancha de desodorante

Basta lavar a roupa sem muito sabão, adicionar uma colher de sopa de bicarbonato, uma colher de água e passar sobre a mancha. Enxague em seguida.

© Shutterstock

Tirar borbotos das peças de lã

Para se livrar dos borbotos que ficam acumulados nas roupas de lã basta colocar a peça dentro de um plástico no congelador por 3 a 4 horas. Se estiver com pressa, uma alternativa é usar uma fita adesiva enrolada na mão e passar a parte com cola nos borbotos.

© Shutterstock

Amaciando casacos de couro

Use o casaco num dia de chuva, para que molhe um pouco. Isso vai torná-la mais maleável.

© Shutterstock

Feridas provocadas por sandálias

Aqui são duas dicas: a primeira é cortar pedaços de tecido macio e colar por dentro das tiras com fita dupla-face para proteger os pés. A segunda é colocar um pouco de desodorante stick na região do calcanhar e só depois calçar a sandália.

© Shutterstock

Tênis realmente brancos

Quer um tênis branquinho mesmo já tendo usado várias vezes? Misture bicarbonato de sódio e detergente. Esfregue a mistura com uma escova de dentes para que a sujeira saia melhor.

© Shutterstock

Chapinha para desamarrotar

A chapinha é uma excelente alternativa para desamarrotar roupas. Mas atenção, não é recomendável usar em peças delicadas como sedas, lãs e rendas.

© Shutterstock

Removendo manchas de base

Acredite se quiser: passar creme de barbear na mancha e depois lavar normalmente ajuda a remover as terríveis manchas de base.

© Shutterstock

Mancha de café

Apreciar um bom café faz parte da rotina de muita gente. Se por acaso sua roupa manchar é aconselhável usar na lavagem detergentes de limpeza. A ação destes produtos faz com que a mancha desapareça instantaneamente.

© Shutterstock

Remover manchas de batom

A dica é simples: passar um pouco de laquê por cima da mancha ajuda a remover.

© Shutterstock

Remover manchas de vinho

Sabe como se tira manchas de vinho das roupas? Com o próprio vinho! Aplique vinho branco com bicarbonato em cima das manchas, espere que seque e lave a roupa normalmente.

© Shutterstock

Mancha no jeans

No caso de ter que remover uma mancha do seu jeans é recomendável tratar primeiro dela com um pano úmido antes de lavar a peça por completo. Assim evita o risco da calça ficar toda manchada.

© Shutterstock

Botas com canos tortos

Para evitar que os canos das botas fiquem tortos no armário você pode enrolar revistas e colocar lá dentro para mantê-los firmes.

© Shutterstock

Camurça novinha em folha

É comum que as peças camurça estraguem com facilidade. Recuperá-las também é simples: basta usar uma borracha nas partes atingidas.

© Shutterstock

Lavagem a mão

Na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível lavar peças a mão, mas essa é uma ótima dica para que as roupas íntimas durem mais tempo.

© Shutterstock

Peças íntimas com aspecto de novas

Quer manter suas peças íntimas com aspecto de novas? O recomendável é que elas sejam sempre lavadas separadas de outros tipos de roupa.

© Shutterstock

Higiene na lavagem de roupas íntimas

Dica 1: para higiene de roupas íntimas, lave as masculinas separadas das femininas.

© Shutterstock

Higiene na lavagem de roupas íntimas

Dica 2: se você tem a mania de pendurar suas roupa íntima no box do banheiro após tê-la lavado durante o banho, esqueça essa prática! Devido à umidade, as bactérias se proliferam rapidamente.

© Shutterstock

Higiene na lavagem de roupas íntimas

Dica 3: evite alergias! Alvejantes e detergentes não devem ser usados para lavar roupas íntimas. Além de estragar as fibras eles podem causar alergias na pele se não enxaguados de maneira correta.

© Shutterstock

Remover manchas de roupas pretas

Se apesar dos cuidados suas roupas pretas adquirirem algum brilho, pode ser em função do ferro de passar. Aqui a dica é: quando estiver passando a roupa, esfregue com cuidado a região com uma esponja embebida em água e anil. Depois cubra a peça com um pano branco e passe-a com o ferro bem quente.

© Shutterstock

Lavagem manual

Na correria do dia-a-dia nem sempre é possível lavar roupas à mão, mas saiba que essa é uma ótima dica para preservar especialmente as peças pretas.

© Shutterstock

Lavagem seletiva

Outra boa dica para manter o aspecto de novas das roupas pretas é lavá-las separadas de peças de outras cores.

© Shutterstock

Produtos para lavagem

Opte por usar sabões líquidos. O sabão em pó costuma deixar manchas brancas nas roupas pretas.

© Shutterstock

Pregador causa manchas?

Se você fez tudo certo na hora da lavagem e, ainda assim, sua roupa preta saiu do varal manchada, provavelmente a culpa é dos pregadores. Evite usá-los para pendurar peças dessa cor.

© Shutterstock

Lavagem de roupas brancas

Assim como as roupas pretas, as brancas também não devem ser lavadas junto com peças de outras cores. Isso pode provocar manchas difíceis de remover.

© Shutterstock

Secar os calçados

Depois de higienizados, os calçados devem ser secos em ambiente arejado e, de preferência na sombra. Não é recomendável colocá-los ao sol, pois isso pode distorcer o formato.

© Shutterstock

Evitando transpiração nos pés

A dica para absorver melhor o suor dos pés é manter os calçados em local ventilado, além de usar palmilhas ou meias absorventes.

© Shutterstock

Calçados de verniz

Se você quer remover poeira e manchas dos calçados de verniz ou sintéticos, use um pano úmido ou limpe levemente com uma escova.

© Shutterstock

Lifestyle CUIDADOS 12/01/18 POR Notícias Ao Minuto


Confira dicas para remover manchas e sujeiras das roupas, cuidados com a higiene na lavagem das peças e como se livrar dos machucados causados por alguns calçados.

PUB

Leia Também: Fenômeno natural cria auréola em volta do Sol na Rússia

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde Oral 26/04/24

Hábitos simples que ajudam a combater o mau hálito

Lifestyle Signos 27/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Cabelos 26/04/24

O que os cabeleireiros gostariam que você soubesse!

Lifestyle Relacionamentos 26/04/24

É assim que se supera uma separação, segundo especialistas amorosos

Lifestyle Estudo 27/04/24

Síndrome rara que causa baixa estatura pode prolongar os anos de vida