Relatório revela crueldade nas prisões políticas da Coreia do Norte

Prisioneiros políticos nos campos do tipo gulag são sistematicamente estuprados, torturados e executados, informa o relatório da IBA

© Pixabay

Mundo denúncia 14/12/17 POR Notícias Ao Minuto

O Comitê de Crimes de Guerra da Associação Internacional dos Advogados (IBA) publicou na terça (12), os resultados de uma investigação sobre os campos de prisão clandestinos conhecidos como kwanliso. 

PUB

O relatório indica que o líder norte-coreano Kim Jong-un cometeu a maioria dos crimes contra a humanidade como assassinatos, extermínio, escravização, torturas e violências sexuais através destas instalações, informa o Time.

+ Refugiada de 8 anos chama a atenção para dor dos sírios em desenhos

Os testemunhos de desertores apresentados para o Comitê de Crimes de Guerra em Washington em 2016 incluem as histórias de prisioneiros que foram torturados ou assassinados por causa da afiliação religiosa, abortos forçados e infanticídios. Um material descrevia a situação, quando um recém-nascido prisioneiro foi dado para cães de guarda comer. De acordo com os desertores, de 1,5 a 2 mil prisioneiros, em sua maioria crianças, morreram de fome.

O Tribunal Penal Internacional (ICC em inglês) deve investigar e processar Kim Jong-un por crimes contra a humanidade, segundo indica o relatório, bem como os cúmplices membros do Partido de Trabalhadores da Coreia do Norte. 

"As condições nos campos de prisão norte-coreanos são tão terríveis, ou ainda piores, do que as que vi e sobrevivi na minha juventude nos campos nazistas, como Auschwitz (foto), e durante a minha longa carreira profissional na área dos direitos humanos", comunicou antes da publicação ao Washington Post, o ex-juiz do ICC Thomas Buergenthal.

Estima-se que entre 80 e 130 mil prisioneiros políticos ficam em instalações do tipo gulag. Apesar do fato que os oficiais de Pyongyang negam a informação, as imagens de satélites citadas pela IBA mostram supostos kwanlisos cercados por torres de vigia e rodeados de cercas elétricas e arames farpados. Com informações da Sputnik News Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid