Temer vai usar sonda por até três semanas

A cirurgia para desobstrução da uretra pela qual Temer passou na quarta (13), contudo, pode atrapalhar uma viagem para a Ásia

© Reuters / Ueslei Marcelino

Política SAÚDE 14/12/17 POR Folhapress

O presidente Michel Temer deverá ter alta nesta sexta-feira (15), antes do horário do almoço, e poderá cumprir "agenda normal" após dois dias de internação no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho.

PUB

A princípio, portanto, estará em Brasília a tempo para a posse de seu novo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB).

A cirurgia para desobstrução da uretra pela qual Temer passou na quarta (13), contudo, pode atrapalhar uma viagem para a Ásia, prevista para janeiro. Isso se o presidente seguir a recomendação médica para "adiar um pouquinho" o tour asiático, já que um voo tão longo pode ser desconfortável para pacientes em sua condição, disse Kalil em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (14).

Temer toma medicamento para afinar o sangue e terá de usar por duas ou três semanas uma sonda para facilitar a saída da urina.

Os médicos testarão dois métodos: uma bolsa coletora acoplada à sua perna, para o jato urinário fluir livremente, e, "caso ele não se acostume", uma sonda na uretra que pode ser destampada quando o peemedebista sentir vontade de ir ao banheiro, opção "um pouco mais cômoda", afirmou o urologista Miguel Srougi.

Há cerca de 15 dias, Temer detectou incômodo no "jato urinário". O procedimento para contornar o mal foi considerado bem sucedido, mas "há sempre o risco" de o problema voltar, de acordo com Srougi.

Temer é um homem "extremamente saudável", segundo Kalil. Aos 77 anos, o mais velho presidente da história do Brasil sofreu três intervenções médicas nos últimos meses, para conter um sangramento na próstata, por um cateterismo e, agora, desobstruir a bexiga.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O vaivém hospitalar o fez suspender a reunião que faria nesta quinta-feira (14) para definir a data da votação da reforma previdenciária.

A cirurgia foi realizada com a aplicação de anestesia geral e Temer, segundo boletim médico, apresenta boa evolução.

Nesta quinta, Temer recebeu a visita do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf.

"Ele está com a cara ótima, tranquilo. Achei ele muito bem", disse Skaf. "Falamos sobre a importância de se aprovar a reforma da Previdência em fevereiro, e senti ele muito animado".

Com a permanência em São Paulo, Temer pretende realizar a reunião com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), na sexta-feira (15) ou na segunda-feira (18).

Ela vai depender, contudo, da mudança da agenda de Eunício, que deve retornar nesta quinta-feira para o Ceará e programava viagem ao exterior na sequência.

PRONUNCIAMENTO

A ideia ainda é que após o encontro, o peemedebista faça um pronunciamento no Palácio do Planalto para anunciar o adiamento da votação para fevereiro, estabelecendo uma data no ano que vem.

Para afinar o discurso e fechar a data, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (14) com Maia e com o relator da reforma, Arthur Maia (PPS-BA).

A posse do deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), que também seria realizada nesta quinta, deve ser feita na sexta, no Palácio do Planalto.

Em nota, a unidade médica havia informado que a recuperação do presidente seria de até 48 horas, já que ele carrega uma sonda urinária.

Mesmo com o prazo estabelecido, o peemedebista divulgou aviso na qual informou que voltaria nesta quinta-feira para Brasília.

Na quarta-feira, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou que a reforma será adiada para fevereiro. A declaração, no entanto, atropelou o presidente, que pretendia fazê-la em pronunciamento.

Na noite anterior, ele havia comunicado a Eunício e a Jucá que a votação ficará apenas para o ano que vem por falta de votos.

O Palácio do Planalto contabiliza 285 votos, sendo que o mínimo necessário é de 308 votos em dois turnos, por tratar-se de PEC (Proposta de Emenda à Constituição). com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Brasil Há 23 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Bastidores da TV Há 23 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Brad Pitt Há 22 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 23 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 19 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

justica Charqueada Há 23 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP

mundo Tenerife Há 16 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

economia IMPOSTO-RENDA Há 22 Horas

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

fama MADONNA-CANTORA Há 19 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão