Gestação após o aborto: quando engravidar e quais os cuidados

Assim que a menstruação volta ao normal, aproximadamente de quatro a seis semanas, a mulher está apta para tentar novamente

© iStock

Lifestyle MATERNIDADE 10/01/18 POR Notícias Ao Minuto

A gestação gera muitas expectativas e quando, por algum motivo, a mulher sofre aborto, mesmo que em fase inicial, isso gera muito sofrimento e angústia. Mas, passado o processo de luto, a vontade de ser mãe prevalece. Todavia, quais são os cuidados que a mulher deve tomar depois do trauma?

PUB

Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães, defensor dos conceitos de Parto Humanizado e presidente do Instituto Michel Odent, normalmente, a recuperação física da mulher demora apenas alguns dias. Assim que a menstruação volta ao normal, aproximadamente de quatro a seis semanas, ela está apta para tentar novamente.

+ Joana Balaguer mostra quadro da maternidade de Gaia

Cuidados antes da próxima gestação

Se o aborto aconteceu na fase inicial, até 12 semanas, na maioria esmagadora, ele ocorre por alteração no embrião e a mulher não precisa passar por nenhum tratamento médico para começar a tentar uma nova gravidez.

“Se o aborto foi tardio, que é quando ocorre a partir da 20ª semana, é importante saber os motivos que fizeram ela perder o bebê. Em geral, tem a ver com o colo do útero e o médico deve investigar se ela tem o colo firme ou aberto. Se for aberto é indicado que, quando engravidar, o médico trabalhe com a possibilidade de dar um ponto no colo do útero para segurar este bebê, porque se isso não acontecer, ela pode sofrer outro aborto e cada vez mais precocemente”, relata Guimarães.

Quando engravidar novamente?

Se o aborto foi precoce e a mulher passou por uma curetagem ou se o próprio organismo eliminou por completo o saco gestacional e os restos ovulares, ela não precisa esperar muito tempo para engravidar, isso porque não houve crescimento uterino. Neste caso, após a menstruação, se no mês seguinte ela quiser engravidar, pode começar a ingerir ácido fólico, com recomendação médica, e tentar novamente.

Já a mulher que sofreu aborto tardio, após a eliminação do embrião, é interessante que ela passe por uma avaliação médica antes de tentar uma nova gravidez. Convém esperar mais ou menos dois meses para que o útero volte ao seu tamanho normal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 10 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 10 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 10 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

fama Demi Moore Há 8 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 8 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 9 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil Brasil Há 9 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

mundo Aviões Há 3 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 8 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil São Paulo Há 2 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts