Temer terá palavra final sobre tributos do Inovar Auto

O prazo é curto, pois a atual política expira no fim deste mês e o setor teme uma mudança brusca de regras

© Alan Santos/PR

Economia acordo 16/12/17 POR Folhapress

Os ministérios da Fazenda e da Indústria não chegaram a um acordo sobre a cobrança de impostos na nova política para o setor automotivo e entregaram a palavra final à Presidência da República. O presidente Michel Temer, que se recupera de tratamento urológico, deverá examinar o caso no fim de semana. O prazo é curto, pois a atual política, o Inovar Auto, expira no fim deste mês e o setor teme uma mudança brusca de regras.

PUB

Desde o início da discussão, os dois ministérios não se entendem sobre a concessão de incentivos tributários para as montadoras investirem em tecnologia no Brasil. A Fazenda é contra abrir mão de impostos para estimular o setor a aplicar em inovação. Já o ministério da Indústria (MDIC) argumenta que toda a política do Inovar Auto, em vigor desde 2012, foi orientada sob este princípio e a mudança não pode ser feita com um "cavalo de pau".

Na última quarta-feira (13), a Fazenda entregou uma segunda proposta para a nova política automotiva –que ganhou o nome de Rota 2030–e isso irritou o MDIC, que decidiu encerrar a discussão técnica e levar o impasse à solução da Presidência.

IMPOSTO MAIOR

Pela nova proposta da Fazenda, as empresas pagariam imposto mais alto caso não aderissem às condições do Rota 2030 de eficiência energética e segurança veicular. Caso aceitem, as empresas assumem o compromisso de entregar metas de execução nas duas áreas em 2021. A referência são as alíquotas de IPI pré-Inovar Auto, que variam de acordo com a cilindrada e o combustível do veículo –de 7% (carro 1.000) até 25% (carro 2.0 a gasolina).

+ Evitar fraudes: fundos de pensão terão regras similares às de bancos

Isso gerou preocupação no setor automotivo, que viu na proposta o intuito de elevar a carga tributária. E também desagradou o MDIC, que trabalhava com outro critério para o IPI há meses. Inicialmente, a proposta do ministério era elevar as alíquotas do pré-Inovar Auto em 15 pontos percentuais e descontá-las de acordo com metas de eficiência, segurança, etiquetagem e inovação. Sem o apoio da Fazenda e do setor, o MDIC alterou, na última semana, o desenho que havia elaborado.

Agora, o ministério sugere que as alíquotas sejam mantidas entre 7% e 25% e, caso as empresas entreguem as metas, poderão usufruir de um abatimento de IPI de dois pontos percentuais a partir de 2022. Ou seja, um carro 1.000 pagaria 5% do IPI daqui a cinco anos. Além disso, empresas que comprovassem investir em inovação poderiam abater parte do que pagam em Imposto de Renda, CSLL e, na ausência de lucro, outros impostos federais. O MDIC também defende que carros elétricos e híbridos pagassem IPI semelhante ao de populares.

A resistência maior, segundo apurou a reportagem, vem da Receita Federal, que é contra abrir mão de receitas em um momento de escassez de recursos e ajuste fiscal. Na proposta de ambos os ministérios não haveria renúncia em 2018. O Orçamento, aprovado na última quarta-feira (13), não abriu a possibilidade de despesas com o Rota 2030. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico